Escolher as cores de uma identidade visual é um passo importantíssimo no desenvolvimento de uma marca. O significado dessas cores é na verdade um dos aspectos mais relevantes no processo.
Quando você pensa em uma empresa que trabalha com elementos naturais, por exemplo, é bem provável que imagine que essa marca tem como protagonista a cor verde ou o marrom. Isso porque elas são justamente as cores que remetem melhor à natureza.
Seguindo essa linha de pensamento, é possível concluir que existe uma cor ideal para cada tipo de marca, ainda que não seja algo óbvio como é no exemplo acima. Escolha as suas cores pensando nos seus produtos ou serviços e na imagem que pretende transmitir aos seus clientes. No decorrer do texto, vamos desenvolver melhor o assunto e falar sobre o significado de cada cor e como escolher na prática.
Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!
Um mundo visual
Os olhos captam a luz e então o cérebro traduz isso em imagens. De fato, grande parte dos sentidos humanos são ocupados pela percepção visual. Por isso a comunicação visual é tão importante. Vivemos em um mundo visual em maioria, o que significa que a maior parte das das atividades humanas, como economia, moda, marketing, relacionamentos, etc., são baseadas em influências visuais.
Uma das principais influências psicológicas no mundo visual é a cor. As pessoas podem se sentir felizes com uma cor amarela brilhante, se sentirem calmas com um azul claro e deprimidas com tons de cinza. A percepção visual nos dá o dom de ter um mundo movido pela cor. No design de marca, a cor representa uma poderosa ferramenta de comunicação. O bom uso de um conjunto de cores pode atrair as pessoas e fazer com que elas saibam exatamente do que se trata a marca. É importante saber escolher a cor que melhor representa a sua identidade corporativa. 1
Representando seu propósito através das cores
Não importa se você é um empreendedor individual ou uma empresa experiente, a identidade visual precisa destacar os valores, produtos, ideias e a personalidade da sua marca. A base da sua marca é o seu logotipo e o que faz o seu negócio crescer é a coerência visual da sua identidade corporativa.
Seu logotipo diz ao cliente o que esperar de você, sua marca diz ao mundo quem você é e quem você quer ser. Não apenas formas, figuras e tipografia comunicam quem você é, mas as cores também o representam. É certamente o diferencial mais significativo da marca e dá personalidade ao seu logotipo. Diferencia o que você oferece de outros concorrentes. 1
Psicologia das cores
As cores na identidade visual tem uma grande influência sobre os clientes, mas também podem ter impacto no sucesso dos produtos. Por exemplo, imagine o logotipo da Coca-Cola em um azul claro em vez de seu forte contraste vermelho e branco. Você se sentiria atraído por este produto da mesma maneira? Provavelmente não, porque não tem poder visual suficiente. A cor é o elemento visual que dá força e coerência às marcas.
As cores do logo não apenas identificam sua empresa, mas também penetram profundamente na mente das pessoas, para que elas possam se lembrar da marca e ter um sentimento sobre ela muito tempo depois de verem o produto.
Ao criar o logo, pense duas vezes sobre quais cores podem representar sua marca. Deve estar relacionado com a área de negócio dos seus produtos ou serviços. Por exemplo, se sua empresa vende tecnologia, você deve usar cores globalmente associadas a ela, como diferentes tons de azul, cinza, preto, branco ou uma combinação deles. 1
Como escolher as cores
Escolha as cores na identidade visual porque elas fazem sentido lógico, não só porque você gosta delas. As cores devem caracterizar os valores da sua empresa ou a personalidade da sua marca. Lembre-se de que eles representarão sua área de negócios e aparecerão em todos os lugares (site, cartões de visita, papelaria, mídia social, anúncio impresso, rótulos de produtos e muito mais).
Além disso, a maneira como você usa as cores pode definir um estilo específico. Um conjunto de cores lisas é limpo e minimalista. Hoje em dia, um gradiente de cores e sobreposição de tonalidades são modernas. Efeitos de sombra simples podem trazer ao seu logotipo outra dimensão visual. Sempre depende do que você precisa mostrar e como quer ser visto. 1
Mas afinal, o que cada cor representa?
Bem, agora que já falamos bastante sobre as razões das cores serem tão importantes, vamos ao que mais interessa: o que cada cor representa:
Vermelho
O vermelho é considerado uma cor de emoções intensas, variando de amor, raiva, sacrifício, perigo e calor, até paixão e sexualidade. Usado na identidade visual, ele pode oferecer um impacto que tem a capacidade de aumentar o desejo. É uma cor ousada, enérgica e viva que pode simbolizar força, confiança e poder. 2
Rosa
O rosa é amplamente conhecido como a cor da feminilidade. Por isso, é usado para conscientizar sobre o câncer de mama e em produtos femininos. Mas, como todas as cores, o rosa é bastante diversificado e o tom da cor pode impactar no seu significado. O rosa claro é frequentemente destinado a utensílios infantis, enquanto o rosa pastel é mais sentimental ou romântico e o rosa intenso indica juventude. 2
Laranja
Misturando o calor do vermelho e o otimismo do amarelo, o laranja comunica atividade e energia. E, claro, é difícil não associá-lo à fruta que lhe dá nome, trazendo a sensação de algo fresco e saudável.
Diferentes tons e tonalidades têm também significados e efeitos diversificados. Por exemplo, tons pastel claros (pêssego) são vistos como doces, conversacionais e afetuosos, enquanto laranjas mais intensos e vibrantes são vistos como representantes de vitalidade, energia e encorajamento.
Amarelo
É a cor mais visível à distância (por isso é usada para placas de rua) e comunica alegria, simpatia, felicidade e energia. Também pode ser associado à clareza mental e ao intelecto. No entanto, o amarelo também é uma cor de advertência usada em coletes salva-vidas, fita de isolamento policial e áreas perigosas, então pode ser uma boa ideia evitar esses tons específicos em nichos como alimentação e produtos para saúde.
Alguns tons de amarelo podem parecer “baratos” (banana, caixa de ovo, etc.), e em alguns contextos isso pode se adequar à imagem de uma marca. No entanto, se seu produto procura transmitir luxo e exclusividade, tons assim podem não ser a melhor escolha. Dito isso, o amarelo é um ótimo exemplo que mostra a necessidade de pensar muito bem sobre a escolha das cores e seus subtons. 2
Verde
O verde tem duas associações comuns: a natureza e o meio ambiente e as finanças e a riqueza. Quando se trata de natureza, o verde representa a vida e o crescimento das plantas e, consequentemente, é usado para transmitir ser ‘verde’ no sentido ambiental, sustentável, orgânico e natural da palavra. E, claro, o verde é a cor do dinheiro e, portanto, é associado à riqueza e à estabilidade.
Escolha o tom de verde com cuidado, pois verdes mais claros indicam crescimento, vitalidade e renovação, enquanto verdes mais escuros e intensos representam prestígio, riqueza e abundância. 2
Azul
O azul é uma cor associada à realeza, arte, negócios e natureza, tornando-se de fato uma cor com muitas aplicações. É uma cor favorita para empresas que desejam transmitir confiabilidade, credibilidade e comunicação e para expressar a autoridade de organizações como a polícia. Também é apreciada pelas suas qualidades calmantes e harmoniosas, estando associadas ao mar e ao céu. Por outro lado, também é usado para expressar tristeza ou depressão.
O azul varia de corporativo e confiável, a calmo e tranquilo e a sentir-se deprimido. Portanto, escolha seus tons com sabedoria. 2
Roxo
É tradicionalmente associado à realeza, majestade ou nobreza, além de ter uma qualidade espiritual ou misteriosa. Tons mais escuros geralmente representam criatividade e luxo, enquanto tons de lavanda mais claros são bastante femininos, sentimentais e até nostálgicos.
Usar o roxo na identidade visual para atrair um público feminino é muito interessante, pois pesquisas sugerem que as mulheres listam muito o roxo entre suas cores preferidas. 2
Marrom
O marrom é de fato muito usado em linhas de alimentos orgânicos e naturais. Inspirado na natureza, representa um sentimento de integridade, ordem e aterramento. Reforça as qualidade do simples, forte, durável e honesto.
Mas tenha cuidado com o tom do marrom: alguns podem remeter à sujeira. Os mesmo tons, por outro lado, também podem ser ótimos se o produto que você está vendendo tiver algo a ver com terra, plantas, etc. 2
Branco
O branco representa simplicidade, pureza, inocência e perfeição. Mas ele também traz rigidez ou esterilidade, que é frequentemente usado por designers para transmitir uma estética minimalista e uma qualidade moderna e limpa.
É difícil transmitir personalidade em sua marca ao usar o branco, portanto, use apenas quando sua marca quer transmitir simplicidade, pureza e transparência. 2
Preto
Representa poder, luxo, sofisticação e exclusividade. Da formalidade ao poder, o preto é ousado e clássico. Embora seja mais provável que a cor aumente o reconhecimento da marca, quando usado inadequadamente, pode não ser tão distinto, memorável e comunicativo.
Contraste uma cor brilhante com o preto, use o dourado ou prata para um toque de luxo ou combine-a com branco para uma declaração ousada e simples. Pense na textura e como o preto fosco ou brilhante pode mudar a mensagem da sua marca. 2
Cinza
Assim como é em sua essência, o cinza mistura as qualidades do preto e do branco. Tons claros são de fato muito associados à simplicidade e a uma estética minimalista, moderna e limpa.
Tons escuros são mais sérios, clássicos e rígidos, portanto, cuidado com eles se não for essa a ideia que pretende transmitir com as cores que estão na sua identidade visual. 2
Esse foi o nosso texto sobre as cores na identidade visual de uma marca. Se você gostou do que leu, então nos siga nas redes sociais para acompanhar mais dicas sobre identidade visual e criação de conteúdo!
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Obrigada pela leitura.
O texto que você acabou de ler foi inspirado e adaptado dos textos: “The importance of color in visual identity” do site design106 (1) e “Color meaning and symbolism: How to use the power of color” do site Canva (2).