Se você chegou até aqui, podemos apostar que você está tentando ter ideias para alavancar a sua marca no meio digital. Seu orçamento é limitado e, na maioria das vezes, você tem que resolver tudo sozinho, certo? Mas e se a gente te ajudar com ideias de marketing para atrair clientes de uma forma consistente?
As empresas gigantes podem até ter um orçamento absurdo que te deixa tímido para tentar uma concorrência. Porém, com as nossas dicas, seu investimento em marketing vai otimizar cada centavo gasto. Você vai terminar a leitura sabendo exatamente o que buscar quando o assunto é marketing digital.
8 ideias acessíveis de marketing para atrair clientes de
A gente sempre lembra aos nossos clientes que é importante investir quando se quer um trabalho consistente no digital. No entanto, algo que assusta muitos empreendedores é a ideia de que a grana colocada não vai retornar. Por isso, a nossa lista considera apenas estratégias com um investimento moderado ou que têm alguma alternativa gratuita. Porém, todas elas são ótimas bases para sair do básico e preparar o terreno para crescer.
1 – Trabalhe seus leads com drip marketing
Leads, ou contatos, são muito importante no marketing digital. Afinal, quando um cliente te entrega os próprios dados, ele já está mais perto de aceitar um relacionamento marketeiro com a sua empresa.
O drip marketing, ou marketing gota a gota, é uma estratégia de disparos automatizados de e-mails personalizados de acordo com cada ação tomada ou não por um cliente.
Por exemplo: se você tem um estúdio de dança e acabou de dar um workshop, mas ainda não fidelizou os clientes. A primeira parte desse “gotejamento” de mensagens pode ser um e-mail de boas vindas ou de agradecimento pela participação. Na próxima semana, você pode disparar outro e-mail contando sobre as modalidades de curso disponível. Na ocasião do aniversário da pessoa, você pode enviar um desconto de presente.
Com o drip marketing como estratégia, você mantém seus clientes envolvidos e sempre à beira de se tomarem uma decisão de compra.
Do que você vai precisar?
Tudo depende do tamanho da empresa e da quantidade de leads. Em alguns casos, você mesmo pode escrever o e-mail. No entanto, quando se trata de mandar vários, isso pode ficar inviável. É importante utilizar plataformas de automação para facilitar a expansão da estratégia. Além disso, contratar um redator experiente vai te ajudar a tornar os textos muito mais atrativos e com altas taxas de conversão.
2 – Newsletter
O envio de e-mail não para no drip marketing. É possível entregar conteúdo valioso e manter uma periodicidade do material. A newsletter é, deste modo, um dos braços da sua estratégia de marketing de conteúdo.
As newsletters podem juntar informações de várias coisas que acontecem na sua empresa e no universo que ela habita. Por exemplo: promoções, notícias do setor, relatos de clientes, ideias do uso do produto e muito mais.
Do que você vai precisar?
Além das mesmas ferramentas que recomendamos no tópico anterior, recomendamos ainda a aposta em um design autêntico e ideias criativas que só sua marca poderia endossar. Afinal, a concorrência já está disparando e-mails de venda aos montes. Mas um e-mail que pareça um convite ao novo e diferente é muito mais interessante.
3 – Crie valor com blogs e canais de vídeo
Toda vez que um cliente pesquisa sobre algo e encontra a resposta na internet, ele cria uma imagem positiva da marca. Justamente porque a percepção geral é de que aquela marca é autoridade no que ela faz. Além do mais, esse conteúdo pode estar sempre voltado, ainda que indiretamente, para os produtos ou serviços que você oferece.
Imagine quantas vendas e leads podem chegar naturalmente através do seu conteúdo porque, simplesmente, o público te encontrou convencendo pela cultura da marca em vez de vendendo. Use todo o conhecimento que te levou a abrir uma empresa no seu ramo.
Do que você vai precisar?
Abrir um blog dentro do seu site ou um canal de vídeo é a parte mais fácil. Mas até em conteúdo você tem concorrência. Por isso, o ideal é que seu conteúdo tenha uma otimização para mecanismos de pesquisa (basicamente, o Google e o YouTube). Esse trabalho, que é chamado de SEO, deve ser feito por profissionais atualizados e com experiência, já que as tecnologias para isso atualizam o tempo todo.
E quanto ao vídeo, lembre-se que ele também é uma experiência. Precisa ser uma mistura de um conteúdo atrativo com uma produção de áudio e vídeo que sejam agradáveis de consumir.
É uma estratégia que começa a dar resultados a médio prazo, mas que tende a ser muito durável de forma orgânica na internet.
4 – Tenha um site otimizado
O rankeamento através do SEO não leva apenas seu conteúdo em consideração. É muito importante que todo o site seja otimizado para isso, que ele seja rápido de navegar e que tenha tecnologias internas atualizadas. Ele deve ser, ainda, adaptado para a experiência em celulares e tablets.
E não só isso: um site é uma posse da empresa que não depende do fluxo das redes sociais. Muitas empresas estão, por exemplo, só no Instagram. E se ele deixar de existir ou perder relevância de uma hora pra outra? Em que espaço do digital estará a sua marca?
Do que você vai precisar?
Aqui, sem dúvida, mora um investimento mais robusto. Com a nossa experiência de agência, sabemos o quanto os clientes expressam insatisfação com construção de site. Por isso, é importante garantir que a empresa é capaz de entregar um bom trabalho. Você e seu cliente vão se beneficiar de um site com a melhor experiência de uso e que seja simples e intuitivo. E depois do trabalho entregue, dê atenção periódica às atualizações necessárias.
5 – Converse pelas redes sociais
Uma das ideias de marketing para atrair clientes mais populares é, sem dúvida, iniciar conversas pelas redes sociais. Postar e sair correndo não é suficiente, já que este é um espaço feito para interação. As marcas e as redes sociais estão evoluindo para uma relação cada vez mais humanizada, onde se explora a fundo o tom de voz, os posicionamentos, a distribuição de conteúdos. E, para muitos novos clientes, é a primeira base de contato.
As redes sociais hoje servem de plataforma para a explosão de tendências e novos debates das quais a sua marca não pode fugir. Nem tudo, claro, deve ser imposto à cultura da marca. Mas quando a marca entende a raiz do seu DNA, essa seleção fica cada vez mais natural.
Se você administra sozinho ou vai encarregar um profissional, lembre-se de deixar em evidência a cultura de responder mensagens e comentários. Além disso, é importante ter pensamento de marca e, definitivamente, esquecer que quem responde não é você como dono, mas a marca que existe na cabeça do consumidor.
Do que você vai precisar?
Redes sociais demandam basicamente três profissionais: o planejador estratégico vai analisar os resultados, a pessoa da redação e o designer. Em alguns casos, uma pequena equipe de vídeo. Mas, ok, digamos que você não tem verba para tudo isso. Neste caso, recomendamos que você não perca de vista que uma coisa depende da outra e que todas devem funcionar para obter o máximo dessa estratégia.
6 – Faça com que sua marca se venda sozinha
Se tem uma coisa que, essencialmente, está em todas as dicas de marketing para atrair clientes que estamos te dando, é o trabalho de branding, ou seja, a construção de marca. Ter uma marca forte, autêntica que lucra em todos os sentidos deve ser um objetivo constante em qualquer ação.
Uma marca que se vende sozinha é aquela que tem clientes fieis, que tem um legado, que gera confiança e que ajuda o consumidor o tempo todo. Ou melhor, fazendo uma pequena correção no nosso argumento: sua marca não vai se vender sozinha, mas os fãs dela farão esse trabalho. O boca a boca é muito importante!
Do que você vai precisar?
Construção de marca é algo que envolve todos os aspectos de uma empresa. Por isso, alguns elementos importantes disso, incluem: identidade visual e verbal, posicionamento, qualidade na entrega, inovação, relacionamento, cultura sólida, entre outras coisas. Se você sente que não sabe bem se a sua marca cumpre esses requisitos, fale com a gente!
7 – Faça pesquisas
Quando uma loja abre em um lugar e em pouquíssimo tempo ela fecha as portas, algumas coisas ficam muito claras para quem vê de fora. A pessoa responsável por aquele empreendimento falhou em entender se aquele negócio, de fato, faria sentido ali. Ou as pessoas não tinham o poder aquisitivo suficiente, ou elas já tinham um excesso de ofertas parecidas, ou a identidade da loja não conversava com a cultura local. Enfim, muitas respostas seriam possíveis neste exemplo.
A questão é: tudo isso poderia ser descoberto antes do investimento se alguma pesquisa fosse feita. Uma pesquisa estruturada, com os questionamentos corretos e com uma coleta de dados responsável. Existem, sim, muitas empresas que focam nesse tipo de serviço, mas para quem não tem orçamento grande, esta é uma ótima forma de começar a estruturar a cultura de organização de dados.
Comece pelo simples, converse com as pessoas, envie formulários feitos gratuitamente, convide grupos focais com pessoas selecionadas de acordo com o público-alvo. Até mesmo as redes sociais podem servir de ferramenta. O medo de um resultado negativo faz com que muitas pessoas temam a pesquisa. Mas ela pode, sem dúvida, tornar seu investimento muito mais assertivo.
8 – Contrate uma agência
Pequenas empresas têm sido levadas a acreditar que contratar uma agência é caro. Mas não é bem assim. Existem grandes vantagens em contratar uma agência. Além de uma estrutura completa, que vai do planejamento ao acompanhamento dos resultados, elas são capazes de fazer um trabalho integrado, consistente, focado e profissional.
Se você compreende que marketing vai além de colocar uma propaganda no ar ou ter uma rede social, vai começar a olhar o investimento em agência de uma outra maneira. Por isso esta é a nossa última das 8 ideias de marketing para atrair clientes. Veja só quantos profissionais diferentes você teria que contratar para fazer os 7 passos anteriores! No custo de uma agência, isso está diluído.
Além disso, agências de especialidade costumam ter estruturas e preços mais enxutos porque focam no que elas fazem de melhor sem tentar vender para você uma porção de serviços ao mesmo tempo.
Leia também: O que é REBRAND – 10 grandes razões para fazer isso com a sua marca
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Referências:
Yelp for business – 06/01/2022
Marketing digital para autônomos: 10 dicas infalíveis! - Site Oficial Climb Inteligente
Fevereiro 28, 2023[…] O marketing digital tornou-se, sem dúvida, um mix de ferramentas essenciais para qualquer negócio, incluindo os profissionais autônomos. E com a escancarada popularidade da internet, ter uma presença digital é fazer o básico. Mas o básico ainda pode ser muito bem feito e gerar grandes resultados. Neste post, então, vamos apresentar 10 dicas de marketing digital para autônomos que desejam expandir seus negócios. […]