A cultura de feedback é algo essencial para uma empresa que está em expansão, pois isso ajuda que problemas pequenos não se tornem maiores. Mesmo que seja um feedback à distância vale a pena “deixar passar”, supondo que não foi um erro tão grave.
Mas o que devemos considerar quando estamos falando de uma empresa com equipe remota é que o feedback à distância tem suas particularidades. Também devemos considerar cada uma delas para aprimorar nossa habilidade de corrigir pequenos e grandes erros que certamente irão ocorrer ao longo do mês de trabalho.
Dar feedback à distância pode ser mais desafiador do que dar feedback pessoalmente, porque as diferenças no ambiente de trabalho influenciam no processo. Porém, com algumas adaptações essa cultura do feedback poderá funcionar muito bem!
A seguir vamos falar dos desafios e listar as principais dificuldades presentes no ambiente de trabalho remoto:
1- Comunicação não verbal
As interações não verbais que ocorrem no ambiente trabalhando pessoalmente são diferentes das interações de quando se trabalha remoto. E isso interfere na maneira que as pessoas irão perceber o outro, o que pode dificultar a abertura para receber a mensagem.
2- Distrações externas
Quando as pessoas estão trabalhando em ambientes diferentes, existem mais distrações que podem interferir na concentração, o que pode afetar a maneira que a mensagem será percebida, às vezes, algo essencial da mensagem não será levada em conta.
3- O uso da tecnologia
Que a tecnologia é uma facilitadora do ambiente de trabalho, a gente não pode negar. Mas quando falamos de momentos mais sensíveis, onde existe muita carga emocional envolvida, a tecnologia pode dificultar a troca entre as pessoas. Para algumas pessoas é mais difícil receber o feedback sem o contexto da interação.
Bom, mas a gente não está aqui só para falar das dificuldades, afinal construir essa cultura do feedback em esquipes remotas é muito importante, e super possível.
A seguir, falaremos de algumas práticas que irão tornar o feedback eficaz em empresas que trabalham remotamente, algumas delas são iguais às práticas para empresas que não trabalham remoto:
1- Não deixe passar muito tempo
Quando acontecer um erro, por menor que seja, é essencial que o feedback ocorra imediatamente após a situação, pois dessa forma irá facilitar a compreensão do que está sendo corrigido e com certeza vai ser mais fácil para a pessoa que está dando o feedback. Portanto, deixar passar muito tempo faz a mensagem principal se perder.
2- Seja claro
Sabemos o quanto é desafiante ter que corrigir alguém, mas não tem nada mais angustiante do que ficar dando rodeios para falar de algo. Então se concentre no fato ocorrido para explicar qual foi o erro e o que se espera como um padrão na resolução de determinada situação.
3- Usar tecnologia de comunicação adequada
Existem diversas situações em nosso dia a dia de trabalho, algumas irão exigir uma interação mais próxima, olho no olho, nesse caso utilize de vídeo chamada para facilitar essa interação. Mas, caso a correção seja sobre algo bem pontual, como por exemplo, um erro de digitação, vale deixar o feedback em uma ferramenta de texto. Pode ser por e-mail ou até no quadro de atividades da operação.
4 – Ser sensível ao ambiente remoto
Se coloque no lugar de quem irá receber a mensagem, tente descrever antes a situação e como você quer expor a situação, isso facilitará a sua comunicação e com certeza vai ajudar a tornar o momento mais tranquilo e com menos ruído possível.
5- Ofereça o feedback construtivo
Quando for dar o feedback, se concentre em corrigir o erro, mas também em pensar em soluções que fiquem adequadas tanto para a empresa, quanto ao colaborador. Não adianta nada dar um feedback que não chegue em uma direção que seja melhorar o fluxo de trabalho.
6- Escute a equipe
Alguns feedbacks serão importantes para todos que trabalham juntos, pode ser um erro específico que gerou uma reflexão sobre o processo. Nesse caso, abra um espaço de escuta das pessoas que trabalham envolvidas no processo, isso com certeza vai ajudar a ir construindo uma cultura de feedback à distância que seja saudável e quando precisar ser um feedback corretivo, será mais fácil para a pessoa receber a mensagem.
7- Reconheça as conquistas
Ao longo do mês, reconheça e celebre conquistas importantes para a empresa, pode ser um pequeno elogio de um cliente, ou uma melhoria que foi sugerida e implantada que está funcionando. Isso vai ajudar a criar um clima de satisfação importante para manter um clima agradável, mesmos sendo no ambiente remoto.
O que podemos concluir sobre o feedback à distância?
Vimos que é muito diferente mesmo o que temos que considerar para dar feedback à distância, mas utilizando recursos adequados e implantando essa prática no dia a dia, pode ser muito menos desafiante do que parece. No entanto, é muito importante começar, se você não sabe por onde, comece treinando o feedback positivo, sendo claro, direto e afetivo ao elogiar um bom trabalho!
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Referência bibliográfica
1- Livro : Preciso saber se estou indo bem – Autor: Richard L. Williams