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10 passos para uma landing page que converte

landing page que converte

Landing page é uma das partes mais importantes para realizar uma venda ou o lançamento de um produto. O objetivo é, sem dúvida, a conversão, seja em lista de contatos ou a compra direta. E é, ainda, uma das formas mais eficazes de concentrar os clientes com mais potencial de envolvimento. Hoje, vamos te contar 10 passos para uma landing page que converte os usuários em clientes.

1 – Defina um objetivo principal.

Antes de começar a criar a sua landing page, é importante definir qual é o objetivo dela. O que você quer que o usuário, de fato, faça ao chegar nela? Com base nisso, você pode estruturar a sua página e definir quais informações solicitar para o usuário.

2 – Uma landing page que converte deve muito ao design. Invista nisso!

Design não é sobre beleza, mas sobre a função dos elementos no convencimento do cliente. Portanto, contrate um design que seja atraente e responsivo, ou seja, que também funciona em diferentes dispositivos. A aparência da sua landing page é essencial para atrair a atenção do usuário e convencê-lo a realizar a ação que você deseja. O design influenciar e dirige o olhar e a leitura.

Quanto pior o design, mais suspeito ele parecerá e o usuário pode perder a coragem de colocar lá os seus dados.

3 – Mantenha o foco na conversão

Sua landing page deve ser criada com o objetivo de converter o usuário em um contato de valor ou cliente. Para isso, é importante manter o foco na conversão. Evite distrações ou informações desnecessárias. Ninguém quer passar muito tempo em uma landing page.

4 – Seja objetivo

Utilize uma linguagem que não dê margem para compreensões diversas. Para ser uma landing page que converte, o texto deve ser objetivo, comunicando diretamente o valor que o usuário irá receber ao realizar o que a sua marca deseja. Utilize uma linguagem simples e direta, que evite jargões ou termos técnicos que possam confundir os usuários.

Se, para tomar a ação, o usuário precisa de uma informação específica, coloque-a lá.

5 – Mostre uma prova social

Elementos de prova social, como depoimentos de clientes satisfeitos ou dados sobre o número de pessoas que já realizaram a ação desejada, sem dúvida aumentam a confiança do usuário na sua empresa e, consequentemente, otimizam as chances de conversão. Afinal, se tantas pessoas já passaram por ali e confiaram na sua marca, por que este usuário não confiaria? Esta é uma questão de passar segurança e um bom exemplo.

O que é landing page
Foto: Envato/Friends_stock

6 – Faça testes A/B

Testes A/B são uma forma de experimentar diferentes versões do design e comparar a performance dos elementos diante do resultado final. A versão que der mais retorno será a melhor para tornar esta uma landing page que converte.

Vá testando mudanças na chamada de ação, nas cores, nas imagens, na posição dos elementos e outras coisas que precisem estar ali.

7 – O CTA é a estrela de uma landing page que converte – faça um que funcione

Utilize uma chamada para ação (CTA, ou “call to action”) que seja bem visível e sobre a qual não reste dúvidas. A chamada para ação é um elemento vital para a sua landing page, pois é ela que indica ao usuário qual ação, de fato, ele deve realizar para atingir que a marca atinja o seu objetivo.
O CTA deve estar bem visível e próximo da área em que a ação acontece. Deve ter um bom contraste do restante da página e ficar em um local que faça mais sentido.

8 – Garanta uma boa velocidade de carregamento da landing page

A velocidade de carregamento da sua landing page pode afetar diretamente a taxa de conversão, já que um usuário pode desistir de aguardar se a página demorar muito para carregar. A página deve funcionar, principalmente, numa velocidade mais baixa de internet. Construa a página utilizando imagens e vídeos leves e reduzindo o número de elementos desnecessários.

9 – Personalize a landing page

Personalizar a sua landing page pode aumentar as chances de conversão, já que o usuário se sente mais engajado e valorizado ao receber uma mensagem direcionada para suas necessidades e interesses. Se for possível utilize informações sobre o usuário, como nome, o local de onde ela veio ou o dispositivo utilizado, para direcionar uma conversa que pareça saber exatamente quem é o usuário que acabou de chegar ali.

10 – Monitore os resultados

Por fim, é importante monitorar e analisar os resultados da sua landing page, utilizando ferramentas como o Google Analytics para medir a taxa de conversão e identificar possíveis formas de melhoria. Com essas informações em mãos, você vai poder ajustar a sua landing page ao longo do processo para chegar em mais pessoas. Lembre-se de fazer isso durante e não apenas depois do processo. Você pode estar perdendo uma chance de alcançar sua meta e nem saber disso.

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Foto: Envato/seventyfourimages

Quando usar uma landing page

Ainda não tem certeza se deve investir em uma landing page na sua estratégia? Conheça, a seguir, os principais objetivos de uso em estratégias de negócio.

Quando quiser uma landing page que converte em leads

A captura de leads, ou banco de contatos, é uma das principais formas de utilização de landing pages. Ao criar uma página com um formulário de cadastro, por exemplo, é possível obter informações valiosas sobre potenciais clientes, como nome, e-mail, telefone, endereço, atividade de trabalho, etc. Essas informações podem ser utilizadas para criar campanhas de e-mail marketing futuramente.

Mas, atenção: no Brasil, existe a Lei Geral de Proteção de Dados. A utilização desses dados deve atender às normas dessa lei, que você pode conferir aqui.

2 – Quando quiser lançar promoções e ofertas exclusivas

As landing pages também podem ser utilizadas para promover promoções e ofertas especiais, como descontos exclusivos ou produtos em lançamento. Ao criar uma página temporária e específica para a oferta, é possível direcionar o tráfego de forma mais eficiente e aumentar as chances de vendas, afinal, este é um ambiente que você controla.

Quando for lançar produtos ou serviços

As landing pages também podem ser utilizadas para o lançamento de novos produtos ou serviços. Assim, este é um espaço que pode oferecer mais do que CTA. Dá para adicionar informações que valorizem o seu produto e expliquem como ele funciona.

Isto pode funcionar principalmente quando não é possível encontrar seu produto em lojas físicas ou quando ainda não é possível demonstrá-lo mesmo no digital.

Na ocasião de eventos

A promoção de eventos digitais, como aulas, palestras, webinários, cursos, etc, costuma envolver envio de links, certificados e até documentos adicionais. O lead, aqui, serve para várias coisas antes, durante e depois do evento. É uma forma de garantir o engajamento ao gerar envios de lembretes, links de acessos, entre outras coisas.

Para testes e pesquisas de mercado

Pode ser difícil convencer as pessoas a participarem de pesquisas e testes, por isso as landing pages são muito mais eficazes do que aquele formulário básico do Google.

Uma página otimizada como recomendamos acima vai atrair o usuário para uma tarefa que, convenhamos, é meio chata para o usuário, mas super necessária para as marcas. Inclusive, recomendamos fazer antes de iniciar qualquer projeto.

LEIA TAMBÉM: 8 ideias de marketing para atrair clientes em pequenos negócios

Agora que você já sabe todos os passos para uma landing page que converte, que tal contratar uma agência que faz tudo isso para você? Aqui na Climb, você atinge todas as suas metas e leva a sua estratégia para o topo da montanha!

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Redator SEO

Rodolfo Domingos

Comentário (1)

  1. 7 tipos de conteúdos digitais que fazem sucesso e como usar cada um - Site Oficial Climb Inteligente
    Maio 1, 2023 Responder

    […] pode perceber que, na maioria dos casos, o link para o download é gerado em landing pages em que você coloca algum dado básico ou responde uma pesquisa. Em seguida, ele chega no seu […]

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