Você, com certeza, já se deparou com o anúncio de venda de infoprodutos essa semana. E cita assim mesmo, no plural, porque essa é, sem dúvida, uma ótima forma para escalar seu negócio. Porém, com tanta oferta por aí, pode ficar mais difícil ter um retorno lucrativo do investimento.
Afinal, tem muita gente por aí prometendo que, num estalar de dedos, você pode fazer centenas de milhares de reais sem fazer muito esforço. Mas não é bem assim.
E como é? A gente te explica a seguir!
Mas antes um checklist do que você vai aprender aqui:
- O que é a venda de infoprodutos e por que isso está em alta?
- Valor além de preço
- Venda com confiança
- Qualidade importa
- Faça produtos autênticos
- Utilize as métricas e os dados
O que é a venda de infoprodutos e por que isso está em alta?
Infoproduto é todo tipo de conteúdo que pode ser vendido, comprado e consumido de modo digital. E a internet oferece uma possibilidade bem grande de opções. Como comprar qualquer coisa online é muito fácil, a venda desses produtos digitais viraram uma mina de ouro – principalmente para profissionais autônomos, que costumam ter uma dificuldade de fazer seu dinheiro aumentar no mês.
Os infoprodutos são, ainda, fáceis de distribuir, têm entrega instantânea e não tem armazenamento em espaço físico.
Na prática, os infoprodutos podem ser:
- E-books;
- Audiobooks;
- Podcasts;
- Cursos;
- Canais de vídeo;
- Documentos editáveis;
- Aplicativos;
- Softwares;
- Webnars;
- Lives;
- Masterclasses;
- Newsletters.
Valor além de preço
O que se ganha com a oferta de infoprodutos pode ir muito além de dinheiro. Você já deve ter percebido que muito do que você vê por aí é de graça. Mas nunca é totalmente de graça. Há sempre algo que o cliente dá em troca. Às vezes, o produto em si nem é o motivo principal e final. Ele pode ser um gancho para conseguir leads, seguidores ou para oferecer um produto pago e mais volumoso no final.
Por isso, é preciso entender qual é o real objetivo de lançar um produto digital, pois uma estratégia sem fundamento é um desperdício de esforço e potencial.
O infoproduto pode, ainda, ser um objeto de entrega de valor de marca. Algo que a marca faz simplesmente para aumentar no cliente a sensação de que ela é boa e se interessa de verdade pelos consumidores. É uma estratégia que pode, ainda, elevar a noção de autoridade em um assunto, uma forma de sair à frente dos concorrentes no domínio de algo.
Venda com confiança
Apesar de uma demanda enorme, existe um desafio da marca ou do profissional de vencer a desconfiança das pessoas. Há diversas objeções que podem incluir, por exemplo: “este profissional realmente entende do assunto?”, “Será que vale tudo isso?”, “Posso estar sendo manipulado na hora da venda?”, “Posso encontrar isso de graça em outro lugar?”, e por aí vai.
E é aí que entra a parte estratégica.
Primeiro, não é interessante aparecer do nada querendo vender algo. As pessoas precisam de um tempo para entender quem você ou a sua empresa é e faz. Comece com o básico, tendo uma página nas redes sociais, mostrando com consistência seus produtos, seu conhecimento e criando relacionamento com os clientes.
Aproveite este momento para medir os assuntos que mais interessam à sua audiência. Você pode estar perdendo a chance de resolver uma dor específica com seu infoproduto e nem sabe.
Além disso, investir no retorno orgânico das suas próprias plataformas (whatsApp, site, redes sociais, etc.) vai ajudar a reduzir custos na divulgação. Você já terá não só potenciais compradores reunidos como terá que investir menos em anúncios.
Assim, quando seu produto estiver pronto, ele estará intimamente alinhado com o potencial que você já demonstrou e com os anseios da audiência.
Qualidade importa na venda de infoprodutos
Uma vez que você vence todas essas etapas, é hora de, enfim, entregar o produto digital. E é aqui que o consumidor sente se realmente investiu bem seu dinheiro.
O cliente espera uma qualidade mínima e, quando se trata de ativos digitais, existem uma série de partes técnicas envolvidas.
Algumas coisas que devem estar no seu radar incluem:
- Revisão de textos;
- Coerência e organização dos conteúdos;
- Qualidade de áudio e vídeo;
- Respeito aos prazos;
- Proteção de dados sensíveis e pessoais;
- Facilidade de download e reprodução;
- Atendimento às dúvidas do cliente.
E o que mais couber no formato escolhido.
Lembre-se: se você entrega algo que, de fato, satisfaz e encanta os consumidores, eles ficarão na expectativa por novos lançamentos e e você pode tornar a venda de infoprodutos uma prática de longo prazo.
É importante, ainda, ouvir os clientes sobre a experiência que eles tiveram com o que você entregou. Fique de olho no que você pode repetir e o que deve abandonar nas próximas vezes.
Faça produtos autênticos
É quase impossível ser original quando parece que tudo já foi feito. Mas você pode ser, sem dúvida, autêntico. Outro profissional pode entregar o mesmo conhecimento, fazer a mesma coisa, mas o jeito que você faz pode – e deve – ser diferente.
Não tente vender algo que não tem conexão com o que você ou sua marca faz só porque é o assunto do momento. As pessoas logo vão sentir que seu conteúdo é frágil e não vão recomendá-lo. Reproduza no conteúdo seus principais atributos de personalidade, garantindo a consistência e a ligação que o público tem de coração com você.
Utilize as métricas e os dados
Para finalizar, aqui está o melhor dos produtos digitais: eles geram dados o tempo inteiro. E a inteligência de dados é algo de muito valor para as empresas. É assim que marcas inteligentes crescem.
E todos os dados, sem dúvida, tem algum valor: e-mails, telefones, dados demográficos, número de vendas, compartilhamentos, tempo de consumo, páginas lidas, episódios ouvidos, enfim, é dado pra tudo que é lado. Aproveite tudo isso para otimizar e fazer seu produto chegar em mais e mais pessoas.
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Parece muita coisa, não é? Mas a gente garante que vale a pena! E você pode contar com a Climb para a sua estratégia de infoproduto do início ao fim. Manda uma mensagem que a gente quer conhecer a sua ideia!
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