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Descubra o que é conteúdo evergreen e o que sua marca ganha com isso

o que é conteúdo evergreen

Ok, boa parte das marcas já entendeu porque é importante criar conteúdo para seu público-alvo. Mas com a velocidade em que as coisas acontecem na internet, a impressão geral é que quase tudo que se produz tem vida útil curta. Mas e se nem todo conteúdo for assim? Hoje, vamos te explicar o que é conteúdo evergreen. Um termo que talvez você ainda não conheça, mas que pode ser um ótimo conceito a aprender e entender.

Olha só um spoiler do que você vai ler aqui:

  • O que é conteúdo evergreen?
  • Formatos mais comuns do conteúdo evergreen
  • Como criar um conteúdo que dure?
  • O que não é conteúdo evergreen
  • Dicas para criar conteúdo evergreen
  • Não enterre o conteúdo

O que é conteúdo evergreen?

O conteúdo evergreen é aquele que é otimizado em SEO para continuar por muito tempo relevante para a audiência. É um tipo de material que está sempre fresco para os leitores, ou seja, é perene, como indica a tradução do termo “evergreen”.

Na teoria, todo conteúdo que está online parece sustentável. Afinal, um conteúdo de blog, como este aqui que você está lendo, não vai simplesmente desaparecer. Mas o conteúdo evergreen é diferente: o tráfego de pesquisa continua crescendo muito tempo após a publicação.

conteúdo evergreen
Foto: Envato/YuriArccursPeopleimages

Formatos mais comuns de conteúdo evergreen:

O conteúdo evegreen tem uma relação muito forte com a forma de abordagem, e aqui estão alguns que costumam funcionar:

  • Listas
  • Dicas
  • Resenhas e análises de produtos e serviços
  • Alguns tipos de vídeo
  • Registros históricos

Para exemplificar, imagine, por exemplo, que você tem um canal no Youtube ou um blog sobre filmes e séries. Comentar aquele grande lançamento da semana pode levar a uma ótima audiência de pico, mas logo se torna desinteressante. Mas se você tiver artigos ou vídeos como “5 filmes de comédia com ator/atriz x”, muito provavelmente essas buscas vão se repetir ao longo dos anos. E você ainda pode, inclusive, atualizar essa lista com o passar do tempo.

Está ficando mais simples de entender o que é conteúdo evergreen, certo? Então vamos aprender mais algumas coisas sobre isso.

Como criar um conteúdo que dure?

Aqui vão algumas ideias para se pensar, e que podem servir para diferentes nichos de assunto:

  • Responder perguntas frequentes dos seus usuários. Perceba que algumas dúvidas se acumulam por anos e, muitas vezes, quando buscamos respostas, encontramos conteúdos que já estão há vários anos na internet. E, o melhor, estão ranqueando fácil fácil no Google.
  • Dar dicas do seu setor. Aproveite a diversidade de coisas que podem surgir de perguntas de “como fazer…”, por exemplo.
  • Explicar conceitos do seu nicho. Este artigo que você está lendo agora é um exemplo.
  • Contar a história. Depois de um tempo, certos fatos entram para o imaginário e faz com que as pessoas queiram recordar e descobrir novos detalhes.
  • Valorizar os clássicos. Alguns nichos podem se beneficiar de produtos que continuam atraindo interesse mesmo depois de décadas. É o caso, por exemplo, dos livros que se tornam clássicos e voltam a ser buscados por novas gerações.
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Foto: Envato/bernardbodo

O que NÃO É conteúdo evergreen?

Também é muito importante entender o conceito do conteúdo perene a partir do ponto de vista do que ele não é.

  • Artigos de notícia;
  • Comentários de acontecimentos do dia ou da semana. Por exemplo, um vídeo comentando a festa de aniversário de um famoso.
  • Estatísticas ou relatórios que ficam rapidamente desatualizados. Por exemplo, o resultado das últimas eleições;
  • Artigos focados em uma tendência atual. Por exemplo: um artigo sobre o boom de vendas dos livros de colorir;

Esses conteúdos costumam ser bons para manter a audiência atenta ao seu conteúdo no dia a dia, mas são facilmente superados. Eles variam, entre si, o tempo de duração do “sucesso” do conteúdo, mas é certo que eles já nascem com os dias contados.

Dicas para criar conteúdo evergreen

Você já aprendeu o que é conteúdo evergreen e o que não é, mas, afinal, como realmente fazer isso? Veja as nossas dicas!

Escolha as palavras-chave corretas

Para um conteúdo funcionar a longo prazo, é importante pensar com a cabeça de quem provavelmente vai buscar por esse conteúdo. Por isso, é importante pensar nas palavras-chave corretas. Digamos que muita gente busque por “como trocar um pneu”, mas seu artigo faça firulas como “pneu trocado com sucesso”, ou “carro sem estresse” em vez de ir direto ao ponto, as pessoas não vão entender qual a utilidade do seu texto. E utilidade é a chave para vencer o tempo.

Faça uma otimização de SEO

O trabalho de SEO, ou seja, de otimização para mecanismos de busca, é essencial para fazer seu conteúdo aparecer. É um processo profissional que demanda algumas habilidades técnicas, mas um trabalho bem feito pode te colocar sempre em evidência. Afinal, você está dizendo para os sofisticados robôs das plataformas de busca porque e como seu conteúdo entrega o que a pessoas buscam.

Crie para leigos e iniciantes

Uma característica a se destacar no conteúdo evergreen é que ele, quase sempre, é sobre buscas amplas e até um pouco genéricas. Os especialistas, os usuários hard, dificilmente buscarão tópicos amplos e seu conteúdo, para ser realmente perene, deve atender a um número grande de pessoas.

Mantenha a linguagem simples, evitando ser excessivamente técnico. Ainda que possa ser útil em algum momento, informações mais truncadas deixam o texto carregado e com menos chances de cumprir a função de informar ou entreter quem mais queria saber sobre tal assunto.

Reutilize o conteúdo

Se o material é realmente perene, ele sempre será útil. Por isso, incorpore ele em outros locais. Se você tem um conteúdo longo em texto, por exemplo, pode redistribuir o tópicos em diferentes posts das redes sociais. Pode, ainda, recomendá-lo como leitura adicional em páginas não perenes mas em que os assuntos casem bem.

É sempre bom lembrar ao usuário que seu hub de conteúdo é um espaço que entrega informações de muito valor e que sempre vão suprir necessidades básicas.

Atualize o conteúdo

Mesmo um conteúdo super completo pode ter novas coisas a dizer. Novas descobertas, novos links, novas ideias etc. Além disso, atualizar o conteúdo e sua data de publicação pode ajudar no ranqueamento do SEO. É um padrão estabelecido que essas atualizações dos conteúdos evegreen podem beneficiar o trabalho de otimização. E não tenha vergonha de divulgar seu conteúdo antigo como algo novo, sempre que houver uma atualização.

Existem até plataformas onde é possível verificar o desempenho de um conteúdo ao longo do tempo. É possível, assim verificar se o conteúdo seguiu crescendo em acessos ou diminuiu. E os atualizados com frequência, em geral, tendem a continuar crescendo.

evergreen
Foto: Envato/AnnaStills

Não enterre o conteúdo evergreen

Quando você entende por que e como criar conteúdos perenes no seu canal ou blog, precisa, agora, acreditar na utilidade dele. Não adianta criar algo e deixar lá crendo que as pessoas vão aparecer num passe de mágica.

Por isso, algumas dicas importantes:

  • Atualize com informações quando for necessário e deixe em evidência nos destaques novamente. Algumas postagens podem se beneficiar, por exemplo, de épocas sazonais que ocorrem todo ano.
  • Crie uma área onde onde os iniciantes e recém chegados possam acessar fácil aquilo que com certeza vai interessar. Se eles puderem acessar de forma rápida o conteúdo, ele sempre vai cumprir a função.
  • Faça campanhas e outros conteúdos em volta dele nas redes sociais ou através de outros conteúdos.

Leia também: Conteúdo para marketing digital – como explorar seu potencial

Em resumo…

Os conteúdos evergreen são uma ótima estratégia de marketing se você quer manter seu hub duradouro e sempre relevante. No entanto, este não é o único tipo de conteúdo bom para as métricas. Os conteúdos do momento também vão ajudá-lo a impulsionar as coisas a curto prazo. Dá para equilibrar o peso das duas coisas na estratégias.

E aí, gostou de saber mais sobre conteúdo? Lembre-se que a Climb pode te ajudar a alcançar seus resultados através de uma criação original e autêntica para as suas plataformas. É só entrar em contato que a gente conversa!

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Até a próxima!

Redator SEO

Rodolfo Domingos

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