Se você quer produzir vídeos para você ou para a sua empresa e continuar alcançando novas audiências, é impossível fugir do formato vertical. Ele não é melhor ou pior que o vídeo horizontal, apenas uma opção mais usual em dispositivos móveis. Mas apenas filmar na vertical não é tudo. É preciso fazer vídeos criativos e que ainda aproveite o que o formato tem de melhor.
Por isso, hoje vamos de 11 dicas imperdíves para fazer seu vídeo ser diferente e funcionar!
1 – Utilize as dimensões corretas
O tamanho padrão de um vídeo vertical é o de 1920×1080, ou seja, a literal versão vertical do vídeo horizontal. No entanto, há celulares que têm a tela maior ou menor, mexendo nessa proporção. Na hora de enviar o vídeo, você pode acabar perdendo informação, já que as plataformas limitam as medidas. Por isso, se possível, envie seu vídeo a um profissional de edição antes de colocá-lo no ar.
Ainda sobre as medidas, é importante notar que, justamente por essas diferenças de tela, é preciso manter as informações principais dentro das margens de segurança, que é a parte do meio, correspondente a 1080×1350. Esta é a parte que o Instagram, por exemplo, exibe o vídeo na rolagem do feed, sendo mostrado na totalidade apenas se o usuário clicar na imagem, mas muitos usuários não veem necessidade de abri-lo mais.
2 – Chame atenção nos primeiros segundos
Fazer vídeos criativos pode ser um desafio quando há tanta concorrência. Nas redes sociais, de nada adianta se a parte mais legal for do meio pra frente. Você precisa dizer ao que veio nos primeiros segundos para atrair quem nunca te viu e não sabe o que esperar.
Do contrário, os usuários podem seguir em frente e te esquecer no próximo post. Mas a parte boa é que os primeiros segundos são mostrados sem que o usuário necessite dar play. Ou seja, é uma audiência gratuita.
Se você tem uma personalidade bem definida ou uma linha de conteúdo forte, deixe bem claro isso já nos primeiros segundos. Utilizar vinhetas pode ser interessante, desde que ela entre depois da parte em que você já prendeu a atenção. Outra coisa legal é sinalizar a promessa principal do seu vídeo como se fosse um título. Enfim, vai da sua criatividade e de fazer algo que só você sabe fazer.
3 – Incorpore pequenos detalhes para um grande impacto
E isso inclui muitas possibilidades. Incluir detalhes, neste caso, pode ser colocar legendas fáceis de ler para pessoas surdas ou para quem prefere assistir no silencioso; pode ser, também, adicionar transições para um bom ritmo; utilizar enquetes, músicas, stickers e outras funções da plataforma escolhida; adicionar surpresas na edição etc. Dependendo do seu conteúdo, você pode, com tudo isso, alcançar mesmo pessoas que não entendem o seu idioma.
4 – Experimente conteúdos ao vivo
As lives verticais são uma ótima forma de se conectar em tempo real e mostrar que você vai além dos roteiros. E hoje em dia todas as principais redes sociais possuem espaços para transmissões com interações em vários níveis.
5 – Aprenda a usar as diferentes áreas da tela
Seja ao vivo ou gravado, seu vídeo não precisa ter uma única coisa no meio. Dá para usar diversos tipos de enquadramento. A forma como você divide a presença dos elementos em tela também ajudam a criar interesse e mostrar personalidade. Veja os exemplos abaixo.
Considere as áreas “A” como a informação principal.
6 – Fique atento aos textos integrados de cada plataforma
Enquanto o usuário assiste o seu vídeo, existem outras coisas rolando em tela, como legendas, botões de interação e notificações. Tenha a certeza de não colocar o assunto principal onde essas coisas vão atrapalhar a visão.
7 – Tenha uma qualidade mínima de filmagem
O vídeo vertical é consumido muito perto dos olhos, por isso é importante garantir que seu conteúdo terá pelo menos 1080×1920 pixels, a qualidade mais básica de todos os celulares. Além disso, se você filma com celular, movimentos de panorâmica ou transições rápidas podem ser desconfortáveis de assistir e até deixar o público enjoado.
8 – Se seu vídeo original já for horizontal, lembre-se de preencher a tela do vertical
Não tem problema se você prefere filmar na horizontal, no entanto, lembre-se de pensar algumas coisas verticalmente. Aquele espaço preto em cima e em baixo que fica qundo você sobe um vídeo puramente horizontal causa uma estranheza e e deixa o vídeo muito pequeno. Aí, você tem duas opções:
- Recortar a cena principal na vertical ou
- Deixar o vídeo rolando no meio e preencher as partes vazias com adições visuais. Pode ser uma identidade visual animada, ou uma repetição do vídeo, uma tela colorida, enfim, você está aqui pensando em fazer vídeos criativos, então use suas ideias!
9 – Varie os ângulos e cortes para evitar a monotonia
Um vídeo inteiro com uma única coisa ou pessoa aparecendo exatamente na mesma posição do início ao fim é entediante. Por isso a edição é tão importante, afinal, mesmo que seu take inteiro tenha um único ponto de vista, é possível adicionar cortes interessantes.
Caso você não possa filmar com mais de uma câmera, experimente close-ups, intercalação com outros vídeos, zoom in e zoom out, adição de letterings e gifs e outras coisas que couberem no seu tipo de vídeo.
10 – Use textos e elementos gráficos
Textos e sobreposições visuais ajudam a destacar ideias e deixar o vídeo mais dinâmico. Na hora de filmar, já considere coisas que você pode acrescentar e tente deixar um espaço livre para elas.
11 – Trate cada canal como único
Não é porque você tem vídeos verticais no YouTube, no Instagram, no TikTok e no Facebook que esses espaços são todos iguais. Até mesmo a percepção do público pode ser diferente diante de cada vídeo.
Por questões de custo, é importante fazer materiais que caibam no máximo de locais que der, no entanto, tratar cada rede pelo que ela é, pode ser um diferencial estratégico.
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