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Threads: como o rival do Twitter serve à sua marca?

O que é o Threads

O mês de julho de 2023 foi agitado! Provavelmente, nesse período você ouviu falar muito do fenômeno Threads, principalmente se você é um usuário do Instagram. Mas, afinal, o que é isso de que muita gente andou falando?

Neste artigo, nós vamos falar um pouco sobre esse aplicativo que é a nova (mas não tão nova assim) tendência do mercado digital mundial, além de como ela pode contribuir com a sua marca.

E, considerando que o Threads é uma rede que já nasceu grande, nada melhor do que tentar entender o contexto de seu lançamento e como ela pode ajudar marcas daqui para frente.

Vamos entender melhor como isso funciona?

logo do threads
Fonte: divulgação

O que é o aplicativo Threads?

Threads é a nova rede social da Meta, empresa por trás dos fenômenos de suas gerações Facebook e Instagram. Na primeira semana de julho deste ano, a empresa bilionária anunciou, de surpresa, o lançamento dessa plataforma que promete ser um novo local para o compartilhamento de conteúdo.

O Threads oferece aos usuários uma plataforma que permite o compartilhamento de posts de até 500 caracteres, publicações de vídeos de até 5 minutos, fotos e links entre os usuários. A proposta da empresa responsável pelo Metaverso é apoiar conversas públicas, criando um espaço onde os membros poderão compartilhar textos curtos com suas ideias, pensamentos, críticas e, até mesmo, rotinas. Literalmente, qualquer assunto.

Para creators de longa data, daqueles que já estão em todas as redes sociais possíveis, entrar para o Threads foi mais um checklist. É uma forma de manter o engajamento pela perspectiva do texto rápido e consideravelmente mais casual.

Mas, para quem só cria focado em uma ou duas redes, pode ser mais difícil entender se vale ou não a pena apostar tempo e dinheiro em mais um lugar digital.

Mas, peraí… será que você já não viu algo muito semelhante por aí? Já, sim, e provavelmente tem visto há mais de 10 anos.

Threads vs. Twitter

Se você prestar atenção, esse lançamento, essencialmente, é nada inovador, não é mesmo? É uma cópia nada discreta do Twitter.

É aí que começa a jogada de Mark Zuckerberg, o CEO e fundador da Meta. O empresário enxergou uma oportunidade estratégica após o bilionário Elon Musk ter roubado a cena e assumido o comando do Twitter no ano passado.

Musk implementou novas políticas nas diretrizes da rede social do ”passarinho azul”, causando uma grande repercussão e recebendo fortes críticas. Além disso, o novo dono do Twitter viu sua imagem derreter com parte da sociedade que o considera uma influência politicamente controversa.

E nada melhor para uma marca do que ver seu concorrente tropeçar. O dono da Meta, muito mais experiente em redes sociais, mas não tão original em suas criações, fez do Threads um concorrente direto e explícito do Twitter. E a internet viu nisso uma batalha entre os gigantes da tecnologia, para o bem ou para o mal dos ambientes digitais.

fase crítica no twitter
Foto: Envato/delightfully_chaotic_me

Uma fase crítica do Twitter

Para entender melhor o que rolava no twitter na semana em que o Threads fez um arrastão na internet:

Elon Musk delimitou um número diário na visualização de posts para usuários verificados, não verificados e recém-não verificados no Twitter. A partir dessa nova medida, a plataforma limitou, temporariamente, as contas verificadas a 6.000 visualizações por dia, enquanto as não verificadas e as recém-não verificadas ficaram restritas a 600 e 300 visualizações diárias, respectivamente.

Entre decisões controversas do seu novo dono e decisões como estas, os usuários da plataforma começavam a ter algumas insatisfações.

Com o Threads, Zuckerberg planeja oferecer uma alternativa semelhante ao Twitter, porém sem as restrições e limitações que a concorrente está impondo. Alguns profetas mais pessimistas da internet já dizem por aí que este é o começo do fim do passarinho azul.

Vai dar boa com o Threads?

Alcançando um impressionante número de 10 milhões de usuários nas primeiras 7 horas, a nova rede social tem se mostrado promissora e com grandes possibilidades de ultrapassar o número de usuários do Twitter.

Mas, até então, o Threads já veio com alguma vantagem pro mercado de apps. Esse sucesso inicial ocorreu porque é necessário ter uma conta no Instagram antes de começar a utilizar o Thread, já que ambas as redes sociais estão vinculadas. Inclusive, a entrada é bem facilitada e já migra todos os dados da rede-mãe.

E não dá para não levar em consideração a expressiva quantidade de usuários que o instagram possui, né? São mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo.

Porém, bem ou mal, o Twitter se provou ao longo do tempo uma rede sólida que se manteve relevante. Será que o Threads também vai ter poder para ir longe ou logo o app ser tornará irrelevante como aconteceu com o app Koo, que tentou, sem sucesso, desequilibrar a rede de Musk?

No que depender da expertise da Meta, isso pode acontecer.

Já houve queda, mas ainda não significa um fracasso!

Com quase 1 mês de funcionamento, o app já contabiliza queda de 70% no número de usuários ativos. O que começou com 44 milhões chegou a apenas 13 milhões no final de julho, segundo o Tecnoblog.

É possível enxergar este como um número mais realista, já que é natural que o hype causasse um alvoroço inicial. No entanto, isso deve pressionar a Meta a lançar novas e mais interessantes ferramentas para os usuários.

Se os números continuarem decrescendo, é preocupação. Porém, se a tendência for de lento, mas constante crescimento, talvez o Threads ainda compense no portfólio da Meta.

criar conteúdos para marcas no threads
Foto: Envato/KostiantynVoitenko

Como marcas e creatos podem aproveitar o Threads?

Muitos usuários contestam o formato do Threads e o consideram incompleto. Ainda não está claro se essa rede opera com alguma lógica de algoritmo, não existem hashtags, o feed parece bagunçado e, para quem não usa o Twitter, carece até mesmo de sentido. E isso falando do contexto do primeiro mês do Threads.

Porém, você pode se beneficiar do que a plataforma já tem e do que é básico sobre o uso das redes sociais.

1 – Você já tem um público formado que veio do Instagram, aproveite!

Se você já tem uma comunidade consolidada no Instagram, entre no hype do número expressivo de usuários que estão entrando na nova rede social.

Utilize isso como uma estratégia para se conectar cada vez mais com o seu público. Você estará em vantagem: você já conhece a sua comunidade de seguidores, então já sabe o que eles querem e precisam.

2 – Comece a criar suas Threads

Threads são fios de histórias. E no Threads, tudo vira um emaranhado. Para criar uma thread que mantenha seu público engajado ou que atraia novos seguidores, é preciso iniciar tópicos interessantes.

Neste formato, então, escreva sobre seus pontos de vistas, ideias e rotinas. Torne, assim, o universo da sua marca algo tão íntimo e casual para o público que seu statement vai se tornar algo natural.

3 – Seja consistente

Consistência é algo que compete a todas as redes. É a melhor e mais sólida forma de crescer. No caso do Threads, é preciso ser consistente:

  • Na mensagem;
  • No tom de voz;
  • Na frequência de posts.

Se você der conta de criar seu público enquanto a rede é simples, você terá menos dificuldades quando ela ficar complexa, como é, hoje, o Instagram.

Com essa rápida evolução no crescimento, o Threads pode se tornar a próxima mais nova gigante do mercado e você não vai querer ficar de fora.

Nós sabemos que às vezes pode ser cansativo se manter atualizado e constantemente ativo em várias mídias digitais, mas não desista! Toda a comunidade de creators e marcas está junto nessa!

4 – Se atenha ao foco da plataforma

O foco inicial não é anunciar na plataforma, até porque a rede social ainda não contém mídia paga. A estratégia é criar um vínculo maior com o público que você já tem, desenvolvendo uma relação interpessoal maior entre vocês. Este é um espaço de integragir e conhecer o que o seu público diz sobre você. É legal ser o assunto do momento, mas quando você trabalha pra virar uma pauta positiva na boca do povo.

Modelos de negócios de sucesso focam, primeiramente, em engajar uma comunidade, para, após isso, criar produtos que estejam adequados às necessidades dessa comunidade.

***

Estamos ansiosos para ver no que tudo isso vai dar, torcendo, claro, para que a competição aqui gere vantagens para o usuário. Por enquanto, tudo é especulação e incerteza, misturado a uma vontade promissora dos usuários de fazer dar certo.

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Redator SEO

Rodolfo Domingos

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