Se tem uma coisa que é uma barra para quem é autônomo é conseguir investir no crescimento de seu negócio. Por isso, muitos deles, como psicólogos, médicos, fisioterapeutas, personal trainers, entre outros, têm investido no marketing digital. E entre diversas estratégias possíveis, uma recorrente, mas ainda pouco explorada, é a possibilidade de o negócio viver de blog. Você pode estar se perguntando: mas como assim??
A gente te explica!
O blog é, atualmente, um método muito interessante de hub de conteúdo dentro do site do profissional. E é através dele que os os clientes atuais ou futuros criam uma relação de confiança você e e o seu conhecimento.
Muitos profissionais autônomos ainda acreditam que o blog é entregar conhecimento de graça. Mas, na verdade, ele é o seu melhor marketing e, quando é bem feito, pode ser lucrativo ao longo do tempo. É por isso que tem muita gente por aí que já começou a viver de blog.
A seguir, vamos te dar mais 7 razões para investir no formato.
1 – Viver de blog é viver com autoridade na sua área
Imagine um tema. Agora, imagine alguém que saiba muito desse assunto. Pensou? É porque, provavelmente, essa pessoa está criando conteúdo na internet. Ela tem um blog, ou um canal, ou uma rede social bombada. Ela sabe que é uma autoridade no assunto.
Talvez até existam pessoas que saibam mais que ela, mas ela é vista e lembrada. Quando alguém precisar contratar os serviços dessa área, não apenas vai considerar a pessoa que demonstra autoridade como, dificilmente, vai questionar a noção de preço e valor.
Blog é feito para dar respostas aos usuários que pesquisam por assuntos específicos e quanto mais respostas você dá, mais autoridade você é.
2 – Blog é um espaço de qualificação de clientes
Quando falamos em viver de blog também estamos falando do retorno de prospecção. Um blog é um lugar que atrai clientes bastante qualificados, aqueles que você, de fato, quer atender. Pessoas que entendem ou estão em processo de entender melhor o valor do seu conhecimento.
A partir da geração de interesse em determinado conteúdo, você pode, por exemplo, levar o cliente para ainda mais perto de você. Por lá, você pode atraí-lo para seu WhatsApp, grupos de interação, vendas de produtos físicos e digitais, divulgação de presença em eventos, assinatura de newsletter e muito mais.
3 – Fortalecimento da comunidade
Este é um conceito que muitos profissionais autônomos têm dificuldade de entender. Você, como autoridade no seu assunto, pode contribuir para uma comunidade fortalecida em torno do seu assunto.
Vamos a um exemplo simples: digamos que você seja um psicólogo ou psiquiatra. Você percebe que há, cada vez mais, um movimento charlatões descredibilizando a sua profissão. Com o trabalho de criação de conteúdo sério e, ao mesmo tempo, acessível a um grande número de pessoas, você vai ajudar a crescer o número de pessoas que se posicionam contra isso.
Claro que, sozinho, você é um só. Mas pense em você e na sua marca como parte de um todo. Esse todo é a internet e há muita gente disposta a usar esses mesmos meios para canibalizar o seu potencial.
4 – Viver de blog também é sobre autonomia
Hoje em dia, as redes sociais se tornaram o lugar em que mais vemos profissionais autônomos explorarem conteúdos sobre sua profissão. Muitos estão virando até influenciadores gigantes em seus nichos.
No entanto, por mais importante que uma rede social seja, a história já mostrou pra gente que elas são passageiras. De tempos em tempos, ou elas são engolidas por uma novidade ou passam a ter propósitos diferentes. Fora a possibilidade de ela simplesmente sair do ar.
Os sites e blogs, no entanto, estão aí servindo a diferentes propósitos desde o início da internet. E são, justamente, o que o Google mais entrega em termos de resultado. O blog é seu espaço. Ele não vai desaparecer se você não quiser. É seu lugar de confiança e controle. Se algo der muito errado em uma rede social, você sempre terá o seu site com o seu blog.
5 – Melhore a sua capacidade de comunicação
Nós, como agência, sabemos que um dos motivo pelos quais os clientes nos procuram é porque, de fato, se comunicar envolve tipos de conhecimentos bem diferentes de suas áreas. No entanto, ainda que você não saiba como começar um blog e passe essa responsabilidade para uma agência, é muito importante que você aprenda a mentorar e revisar o conteúdo.
E isso, sem dúvida, pode te levar a aprender a gerenciar você, o profissional ou o consultório, como uma marca. Viver de blog é viver fazendo sua marca ter um tom de voz autêntico, uma identidade visual consistente e feita pensada no seu nicho, é se posicionar sobre assuntos importantes.
E esse tipo de coisa aumenta a percepção de valor ao longo do tempo.
6 – Ser encontrado pelo Google e por outros mecanismos de busca
Alguns tópicos atrás, a gente te pediu para pensar em uma pessoa que era autoridade em um nicho. E sabe qual é a diferença do conteúdo dela para outros que são bons, mas que não aparecem quando alguém busca? o SEO.
SEO, um termo que você vai encontrar bastante aqui no nosso blog, significa ‘otimização de mecanismo de busca’. Ou seja, é um trabalho profissional que vai além de escrever o conteúdo. Por trás de um texto que ranqueia no Google, existe um monte de outras configurações quase invisíveis.
Essas configurações são o que dizem pro Google o seguinte: se fulano procurar tema x, eu quero que ele encontre o meu conteúdo porque ele entrega um conteúdo eficaz.
O investimento do SEO funciona para todo tipo de conteúdo na internet. No entanto, falando especificamente de blog, é importante lembrar que esses conteúdos são feitos para serem perenes. Ou seja, quando bem feito, você investe uma vez e ele pode perdurar e ser útil por meses e, às vezes, anos.
7 – Monetização
Por fim, chegamos ao assunto que atrai e que gera dúvidas sobre o investimento em blog. Afinal, como um blog pode trazer retorno financeiro? Bem, temos que lembrar que, mesmo havendo diversas formas, o retorno pode ser direto ou indireto.
Entre as formas diretas de monetizar um blog, podemos citar:
- Anúncios em ADsense
- Vendas de espaços publicitários
- Links de afiliados
- Links de vendas de produtos próprios
- Doações
- Conteúdo patrocinado
Já as formas indiretas de monetizar um blog, incluem:
- Geração de leads para distribuição de novos conteúdos que, em outra fase, vão se converter em vendas ou contratos;
- Aumento da autoridade que gera uma maior percepção de valor sobre o preço;
- Lembrança de marca dos consumidores, levando a um aumento de potenciais clientes.
- Distribuição de vídeos linkados com o YouTube que, por sua vez, também podem monetizar.
Dá para fazer as duas estratégias ao mesmo tempo, tudo depende, claro, do que você quer para o seu negócio e o quanto você pode investir no momento.
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Quer viver de blog? Conte com a Climb!
Agora que você já sabe porque é possível um profissional autônomo viver de blog, que tal começar a pensar em uma estratégia para você?
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