Se você veio até aqui, provavelmente é um profissional do ramo da saúde. Por isso, vai gostar de saber que hoje vamos conversar um pouco sobre o marketing digital na área da saúde porque essa combinação está causando uma revolução na forma como as pessoas cuidam de si mesmas. Assim como na forma como elas se relacionam com a medicina profissional.
Antigamente, se você quisesse encontrar informações sobre saúde, precisava vasculhar toneladas de livros ou contar com a sorte de um profissional disposto a gastar um tempo a mais na consulta. Mas hoje, a internet é o nosso baú de tesouro, no caso, o conhecimento.
Sabia que cerca de 94,4% dos brasileiros já começam a sanar suas dúvidas primeiro pelo Google quando o assunto é saúde? Pois é, esses dados são do Minuto Saudável, provando pra gente que a rede mundial de computadores se tornou um consultório muito frequentado aqui no Brasil.
O marketing digital na área da saúde
”Marketing digital na área da saúde… marketing digital… Ok, mas o que tudo isso tem de relevante?” Imagine você, profissional de saúde ou instituição médica, sendo capaz de compartilhar suas dicas sobre prevenção, tratamentos inovadores e até mesmo as tendências médicas do momento, tudo isso com um alcance global. Pois é, há algum tempo isso vem sendo possível.
Por isso, investir em serviços de marketing digital para seus serviços se tornou uma necessidade indiscutível. Se até o momento você não se aventurou em estratégias marketeiras, saiba que este é o momento ideal para as aderir.
Benefícios do marketing digital na área da saúde
O marketing digital na área da saúde não é apenas uma moda ou uma trend das redes sociais. Ele tem sido uma ferramenta poderosa tanto para profissionais como para os pacientes. E, sem dúvida, os benefícios são significativos, como por exemplo:
- Alcance global e acessibilidade: informações médicas podem alcançar pessoas em todos os cantos do mundo. Antes era só através de propagandas em televisões, programas educativos, rádios, jornais etc., hoje é mais fácil e, ainda melhor, numa escala global temos a possibilidade de oferecer conhecimentos vitais para um maior número de usuários. Claro que, se pensarmos na questão do idioma, seu conteúdo tem limites geográficos. Porém, ele ainda pode atravessar fronteiras.
- Conexão pessoal: as interações nas redes sociais e campanhas de e-mail criam um senso de comunidade e confiança entre profissionais de saúde, clientes e pacientes.
- Conscientização: é possível disseminar informações confiáveis sobre doenças, prevenção e tratamentos de maneira acessível e compreensível.
Mas, agora que entendemos o conceito e a importância dessas estratégias, vamos dar uma olhada em algumas táticas práticas que tornam o marketing digital na área da saúde uma ferramenta tão poderosa?
Redes sociais
As redes sociais não são apenas para fotos de comida e memes engraçados. Profissionais de saúde e instituições médicas estão usando plataformas como o Instagram, Facebook e Twitter para compartilhar histórias reais, dicas de bem-estar e responder perguntas. Inclusive, as redes sociais estão muito aquecidas com produção em vídeo e aqui no blog temos um artigo com as melhores em vídeo práticas para o setor de saúde e qualidade de vida.
Olha só que interessante esses dados: 94,41% dos centros de saúde nos EUA têm presença em pelo menos uma rede social. Além disso, 60% dos usuários de redes sociais confiam no que os profissionais de saúde compartilham, segundo dados do site JMIR Publications. Então, caso você se interesse por esse tipo de estratégia, aqui na Climb nós temos diversos posts relacionados a redes sociais, como: Marcas nas redes sociais – como explorar o melhor de cada plataforma.
Para os pessimistas que não estão por dentro de como funcionam as estratégicas de marketing, o e-mail é uma coisa em desuso. Mas isso está muito errado. Não, o e-mail não está ultrapassado e a gente te explica.
O e-mail marketing é um canal direto e pessoal para manter pacientes informados sobre novidades, agendamentos e dicas de saúde.
O usuário tem sua caixa de e-mail como algo onde só coisas importantes chegam. Por isso, spams e e-mails genéricos são tão incômodos, já que eles distraem a atenção do que importa. No meio disso, o usuário passa filtrar os e-mails a partir dos títulos e dos remetentes. Ou seja, se eu me inscrevo para uma newsletter, eu provavelmente espero por aqueles e-mails com alegria. Ou, ainda, se eu não estou esperando, mas conheço o remetente, o e-mail precisa ser atraente para que eu abra.
Na prática, o e-mail é um bom método conversor se: é de uma fonte confiável e se tem um trabalho textual atraente.
Quanto ao uso no marketing digital na área da saúde, imagine receber em sua caixa de entrada conselhos semanais de prevenção, convites para cursos, palestras, workshops etc., ou, até mesmo, lembretes sobre consultas médicas. É excelente para seus pacientes e parceiros.
Otimização dos mecanismos de busca (SEO)
Agora, vamos falar sobre técnica de mecanismos de buscas. O termo em inglês Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta fundamental que faz toda a diferença para entregar seu conteúdo. É através disso que o que você coloca na internet é encontrado, afinal, é como se você dissesse para a própria internet sobre o que é aquele conteúdo.
Explicando melhor: O usuário busca um termo qualquer no Google. Seu site ou sua rede social têm algo sobre aquilo. Mas seu concorrente também. O dele está equipado com palavras-chave, descrição de imagens e outros níveis de otimização. O seu não. Advinha qual o Google mostra pra quem pesquisou?
O melhor lugar para aplicar SEO é no seu site e, considerando que você é da área da saúde, ter um site é uma demonstração de profissionalismo. Dentro do site, você também pode ter seu próprio espaço de conteúdo, os famosos blogs, que vão podem ranquear com dezenas, centenas ou até milhares de palavras-chave. Um ótimo exemplo aqui no Brasil é o portal Drauzio Varella.
Acima, nós já te explicamos que quase todo mundo que usa internet no Brasil começa pelo Google. Ou seja, este é o momento de implantar SEO na sua estratégia digital.
Marketing de conteúdo
Se tem uma coisa que já falamos muito aqui na Climb, é sobre marketing de conteúdo. Confira, por exemplo, O que é Creator Economy? Entenda essa tendência do mercado digital. Por meio de blogs, vídeos e outros formatos, você entrega valor aos seus pacientes e/ou clientes. Compartilhar informações relevantes e valiosas não só demonstra sua capacidade como profissional, mas também ajuda a construir uma rede de relacionamento com seu público, possibilitando uma ambiente mais confortável entre todos os usuários.
Por fim, se já não bastasse toda a possibilidade de integração facilitada entre profissional e a comunidade, esse tipo de conteúdo e material gera três vezes mais oportunidades de interesse que o marketing tradicional, e custa 62% menos. Ou seja, se você é um profissional da saúde que utiliza blogs, suas chances de obter leads são 66% maiores.
***
Hoje percebemos que toda a revolução digital que está acontecendo há um bom tempo já tomou conta até da área da saúde. Então, agora, a próxima etapa é ler nossos outros posts aqui da Climb que vão te auxiliar ainda mais na compreensão sobre esse mundo digital.
Ahhh, não se esqueça que você pode contar com a gente, nos siga em nosso Instagram e compartilhe suas ideias e interesses!
Até a próxima!