A escolha das palavras-chaves de um texto é, certamente, uma das etapas mais importantes para atingir o seu público-alvo. Se você é novo no mundo SEO, saiba que é normal estar um pouco confuso sobre como isso funciona e porque é tão importante assim entender esses conceitos. Mas muita calma nessa hora! Nós estamos aqui para te ajudar nisso.
No decorrer do texto, vamos entender um pouco mais sobre a importância de escolher uma boa palavra-chave. Além disso, vamos dar dicas sobre como encontrá-las e utilizá-las a seu favor. Vamos nessa?
A importância de uma boa escolha
As palavras-chaves são importantes para que os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, identifiquem o tipo de conteúdo que existe no seu site. Além disso, o termo \”palavras-chaves\” também se refere ao que as pessoas estão buscando nesses mecanismos de busca. Vamos usar como exemplo a palavra-chave escolhida para este texto: \”palavras-chaves de um texto\”. Talvez você só tenha chegado até aqui, porque pesquisou exatamente a mesma palavra-chave que escolhemos, ou outras variações desse mesmo conjunto de palavras.
Mas é claro que não basta apenas escolher a palavra-chave pensando no que o seu público alvo provavelmente vai pesquisar no Google. Certamente, se colocar no lugar do leitor é importante durante todo o processo criativo. No entanto, precisamos lembrar que nem sempre a nossa forma de pesquisar vai ser igual a que a maioria das pessoas pesquisam. Mas como saber o que e como as pessoas pesquisam? Vamos descobrir a seguir.
Ferramentas para escolher palavras-chaves
Existem diversos sites e ferramentas especializados em auxiliar o redator SEO na hora escolher sua palavra-chave. O propósito é encontrar palavras-chaves que sejam relevantes para um grupo amplo de usuários que têm o mesmo interesse. Nós separamos alguns dos melhores sites para te ajudar nisso. Confira:
1- Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner uma ferramenta gratuita do Google Ads que sugere palavras-chave relacionadas a sua pesquisa. Além disso, também é possível descobrir qual a média de buscas mensais por cada uma das palavras sugeridas, o custo médio por clique para anúncios e se a competição para aparecer nas buscas através de campanhas pagas é baixa, média ou alta.
A ferramenta é bastante intuitiva, então, você não precisa ter experiência dentro do Google Ads para utilizá-la.
2- SEMrush
O SEMrush é uma ferramenta muito completa para o gerenciamento do seu site em geral. Além de sugerir palavras-chaves, é possível descobrir quais são os termos que as pessoas pesquisaram e que os levam para os sites de seus concorrentes, por exemplo.
Para utilizar todas as ferramentas disponíveis de forma ilimitada, será necessário contratar um plano no site. Apesar disso, é possível acessar alguns resultados relevantes sobre palavras-chaves como pesquisas relacionadas e volume de pesquisas mensais.
3- Übersggest
Uma ferramenta que não poderia faltar nessa lista certamente é a Übersggest. Além de sugerir palavras-chave e fornecer dados como volume de pesquisa e competição de campanhas pagas, ele levanta dados sobre a competição orgânica SEO. Traduzindo, com essa ferramenta você pode estimar quais são as chances de o seu texto subir para a primeira página do Google.
Também é possível analisar os dados dos sites que mais ranqueiam no com a palavra-chave em questão, a quantidade de acessos mensais e quantas vezes esses sites foram compartilhados nas redes sociais, entre várias outras opções.
Para utilizar a ferramenta de forma ilimitada, também é necessário contratar um plano. No entanto, você pode analisar até 3 palavras-chaves por dia de forma gratuita.
Como saber se é a palavra-chave certa?
Se mesmo depois de pesquisar em uma e outra plataforma, você ainda não souber qual das suas opções favoritas deve escolher, aqui estão alguns critérios para levar em consideração:
Palavras-chave Long Tail
Dê preferência para as palavras-chaves cauda longa, mais conhecidas como palavras-chave Long Tail, que são aquelas mais compostas e segmentadas.
Para entender esse conceito, vamos voltar ao exemplo do presente texto: escolhemos \”palavras-chaves de um texto\”, mesmo que que a competição orgânica pelo termo mais genérico \”palavras-chave\”, fosse considerada baixa, e o volume de pesquisas, mais alto. O motivo para isso é, na verdade, muito simples: é muito mais provável que a publicação atinja o público alvo que é segmentado, se a palavra-chave for mais específica.
Pesquise suas opções de palavra-chave no Google
Outra dica interessante para analisar qual a relevância da palavra-chave, é buscar por ela. Sabendo que o Google dá preferência para conteúdos que se enquadrem nos padrões SEO, analise que tipo de conteúdo aparece na primeira página. Seu conteúdo tem uma proposta parecida com aqueles que estão ranqueados? Existem sites anunciando para a palavra-chave? Existe muita ou pouca competitividade de conteúdos no formato de artigo SEO?
Se o seu site é novo, pode ser mais eficaz apostar em palavras-chave que tenham menor competição SEO. Isso porque é mais provável que o Google de preferência para ranquear os sites que já tenham certa autoridade naquele determinado nicho. Isso quer dizer que, é melhor competir com palavras-chave que estejam levando a concorrentes menores ou até mesmo que não tenham artigos SEO do que competir com aqueles que já são grandes e muito ranqueados na plataforma.
Anote as ideias que não for utilizar
Se você estava escolhendo entre algumas palavras-chaves diferentes sobre o tema, não descarte todas as outras opções logo de cara. Isso porque você vai precisar de palavras-chaves relacionadas para incluir na sessão de tags. Elas também são levadas em consideração pelos algoritmos de pesquisa na hora de recomendar um conteúdo.
Além disso, no decorrer do texto, você pode perceber que aquela palavra-chave que foi escolhida a princípio, talvez não seja a mais fácil e adequada para incluir nas situações que explicaremos a seguir.
Como usar as palavras-chaves de um texto
Agora que você já tem diversas informações e possibilidades para escolher as melhores palavras-chaves de um texto, é hora de entender como e quando utilizá-las.
Inclua as palavras-chaves no título
O título do seu texto é a primeira coisa que o leitor irá visualizar. Se você escolheu bem a sua palavra-chave Long Tail, encontrá-la no título facilita para que o leitor saiba que irá acessar exatamente o conteúdo que ele procura. Além disso, o algoritmo do Google também da preferência para mostrar conteúdos que tenham a palavra-chave logo no início do título.
Mencione a palavra-chave durante o texto
Também é importante que a palavra-chave apareça no decorrer do texto algumas vezes. Faça isso de forma natural, incluindo-a apenas quando for realmente relevante. Certifique-se de que ela também esteja presente na sua introdução.
Adicione-a também à meta-descrição
A maioria dos usuários presta atenção na meta-descrição. Se você não está familiarizado com o termo, em resumo, se trata de uma pequena descrição do texto. Aparece na página de pesquisa logo abaixo do título, podendo ter aproximadamente 150 caracteres.
Veja novamente o exemplo do texto que você está lendo agora:
Nesse caso, novamente, encontrar a palavra-chave segmentada aumenta as chances de a pessoa querer acessar o seu conteúdo em busca de informações. Vale lembrar que, quanto maior a taxa de cliques, mais relevante o seu conteúdo se torna para o algoritmo. Como consequência, será mais fácil ranquear os seus textos para atrair ainda mais leitores.
Inclua as palavras-chaves no URL
Opte por um URL curto. De preferência, o Slug deve conter somente as palavras-chave Long Tail. Nesse caso, novamente, o algoritmo do Google entende, através do URL, que seu site ou blog contém informações relevantes sobre o assunto em questão para os usuários interessados.
Palavra-chave é importante, mas não é tudo.
Esperamos que tenha ficado clara a importância das palavras-chaves de um texto SEO. Mas vale a pena lembrar: para alcançar a primeira página do Google, não basta apenas entender e aplicar os conceitos de palavras-chaves. O Google leva diversos outros aspectos em consideração na hora de ranquear uma página. então, clique aqui para ler o nosso artigo que apresenta os conceitos de SEO em geral.
Até a próxima, redator! 😉
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