Em pleno 2021, não tem muito jeito. Uma marca que não tenha uma boa estratégia de conteúdo para marketing digital pode acabar patinando em algo que parece ser tão fácil. Mas não é porque nós, como meros usuários, estamos todos os dias com os olhos grudados no celular que quer dizer que criar para a internet é uma coisa que já está no nosso DNA.
Para fazer seu conteúdo ser relevante e ainda chegar no seu objetivo principal é preciso habilidade, conhecimento e jogo de cintura. Além disso, você precisa entender que o conteúdo do marketing digital é apenas uma parte da sua estratégia. O seu material de internet precisa estar muito bem alinhado com outros setores da sua empresa.
Pare um pouco e imagine uma empresa com um lindo design, redes sociais que te respondem na hora, um site cheio de opções. Mas, na hora de usar aquele produto ou serviço, nem parece a mesma marca. Quem nunca, né?
Seja para ser encontrado no Google, para marcar presença nas redes sociais ou para vender mais, o conteúdo que você vai encontrar até o final dessa página com certeza vai te ajudar. Então, vem com a gente.
Por que entregar seu conteúdo de graça?
Pois é, ainda tem muita gente que treme diante dessa ideia. Afinal, qual é a razão de você disponibilizar o seu conhecimento por aí? Será mesmo que as pessoas deixariam de te contratar só pelo fato de que seu conteúdo está de graça na internet?
Os rumos do marketing digital dizem que não.
O fato é que quando uma empresa ou um profissional coloca a cara na rede pra tirar as dúvidas do usuário, essa marca passa a se destacar. Quanto mais conteúdo produzido, mais o público entende que a sua marca é referência naquilo que se propõe. Ou seja, mais você mostra que sabe do assunto.
E tem mais: os usuários da rede podem ficar ainda mais empolgados para pagar pelo que você faz. Afinal, se o que está disponível de graça é desse jeito (isso considerando que o seu conteúdo é bom), imagine o pago.
Como fazer seu conteúdo digital se destacar?
A internet, no geral, dá muitas ferramentas para explorar na hora de fazer conteúdo para marketing digital. E quando a gente para um pouquinho pra ver o que as outras marcas estão fazendo, a impressão é que tá todo mundo correndo atrás da mesma coisa. E isso é verdade. A maioria das marcas aposta no que há de mais popular no momento. E enquanto a gente escreve este texto, os Reels do Instagram pipocam por todo canto.
E esses criadores não estão errados. Mas pode ser que eles sintam uma grande dificuldade em se destacar.
Algo que é muito importante na hora de definir sua estratégia de conteúdo é entender os movimentos naturais do seu público. Como ele interage com a plataforma onde você está? Esse público vem usando os espaços digitais para pedir alguma coisa? Essa coisa está sendo entregue?
É muito importante utilizar essa função mas básica da internet, que é a interação, para entender para onde seu conteúdo deve ir. Se você está insistindo no Instagram, por exemplo, mas parece que ninguém te vê, talvez seu público esteja em outro lugar.
E talvez seu concorrente já esteja lá.
A internet além das redes sociais
Como a gente já comentou, na mesma proporção que parece que a internet tem opções infinitas, a escolha da maioria pode acabar se concentrando no que parece mais óbvio. É por isso que a primeira coisa que muitos clientes dizem quando vão até uma agência é \”quero que você melhore minhas redes sociais pra eu vender mais\”.
A gente poderia gastar um texto inteiro só explicando porque as redes sociais são apenas parte do funil de vendas. Mas falando especificamente da questão do conteúdo do marketing digital, as empresas precisam olhar de uma forma mais ampla.
Cada tipo de conteúdo funciona melhor num território específico. Por exemplo, esse texto que você está lendo não caberia numa rede social, correto? Ele pareceria muito grande (o famoso \”textão\”). E se você quiser distribuir um material informativo mais bem acabado, como um e-book ou uma revista? Você precisaria de um link adequado para o download – e nessa hora o seu site é muito importante.
E você já reparou em quanta gente também tem apostado em serviços personalizados de consumo de conteúdo? Nos últimos anos a gente viu a explosão dos podcasts, do consumo de vídeos, de experiências de gamificação (como por exemplo stories com perguntas e enquetes) e por aí vai.
As redes sociais são muito importantes para o primeiro contato digital do público-alvo com a marca. Mas tem sido cada vez mais necessário que ela leve o público para experiências mais profundas.
Algumas ideias de onde fazer conteúdo para marketing digital
- Posts e enquetes nas redes sociais.
- Textos em blogs.
- E-books e revistas.
- Podcasts.
- E-mail marketing com newsletter periódica, promoções, recados, etc.
- Clube de apoiadores com materiais digitais exclusivos.
- Jogos e outras experiências interativas.
- Canais de vídeos.
- Infográficos.
- Sites.
- Grupos do WhatApp e Telegram.
- Aplicativos.
- Audiobooks.
- Webnars (conferências, palestras, cursos, etc.)
- Quizzes (tipo aqueles do Buzz Feed).
- Lives.
- Filmes.
- Músicas.
- Templates de posts interativos.
- Papéis de parede para celular e computador.
Viu só quanta coisa você pode fazer além de simplesmente postar nas redes sociais? Quanto mais você prestar atenção na forma como seu público consome essas ideias, mais vai saber qual das opções envolvem o público até ele, de fato, chegar onde você precisa que ele vá.
Estratégia: onde você quer chegar com isso?
Uma marca que já entendeu o que quer, sabe que nem sempre vender é o objetivo principal de uma estratégia. Várias dessas ideias que a gente elencou anteriormente não vão fazer o seu cliente comprar um produto. Muitos dos usuários nem mesmo vão ser a pessoa com quem você quer falar. Afinal, quando o conteúdo é bom, o consumo dele é irresistível.
Assim, antes de criar conteúdo para o seu marketing digital, você precisa saber exatamente o que quer. Sem isso, não tem como medir se a estratégia escolhida foi eficaz ou não.
Alguns tipos comuns de estratégia para conteúdo digital:
- Reforçar ou mudar o posicionamento da marca.
- Reunir dados de contato como celular, e-mail, endereço, etc.
- Apresentar um novo produto ou serviço.
- Aparecer organicamente nos resultados do Google.
- Fazer um concurso cultural ou promoção.
- Reforçar o relacionamento do cliente com a marca.
- Educar o público para determinado segmento.
- Fidelizar os clientes.
- Vender.
Constância e coerência: você precisa se comprometer!
Sabe o que é que os grandes cases de conteúdo digital têm em comum? Todos eles se mantém coerentes do início ao fim. E para se manter constante e relevante, é muito importante se planejar.
Não dá pra ficar mudando a sua linguagem, o seu tom de voz, a sua identidade visual e a sua linha de conteúdo o tempo todo. Isso não passa confiança para os consumidores. É importante que o consumidor reconheça com rapidez que aquilo que está passando pela timeline é o seu conteúdo, sem que ele precise pensar muito.
Além do mais, quando o seu conteúdo é bom, as pessoas querem colocá-lo em suas rotinas. Como um canal do Youtube que se comprometa a postar vídeo toda semana, por exemplo. O seu público estará lá esperando o seu vídeo no dia e formato prometido. Se o aplicativo que você construiu vai notificar o usuário sempre que tiver uma novidade que ele espera, garanta que isso sempre vai acontecer.
Se seu planejamento falha com isso, os clientes podem entender que você não se comprometeu. E isso pode refletir na decisão de compra do seu produto ou serviço.
E se o seu projeto tem prazo para começar e para terminar, deixe isso bem claro. Não tem nenhum problema de a sua estratégia representar um período fechado. Fazer um bom conteúdo de marketing digital é mexer com a expectativa do seu público.
Planejamento é bom, mas sempre pode dar errado
Okay, você provavelmente já entendeu a importância do planejamento. Mas depois que você se planeja, depois que o conteúdo começa a ir pro ar, tem sempre alguma coisa que pode dar errado. Por isso, não tire o olho do seu conteúdo.
Acontece que o mundo não parou de girar enquanto você tá cumprindo seu planejamento. Muitas marcas, por exemplo, já tiveram que lidar com a crise de imagem de uma pessoa famosa que era peça principal de uma campanha. Em outros casos, pode ser que algo mude, e aquilo que estava programado pra ir ao ar não faça mais sentido.
No ano de 2020, por exemplo, a maioria das marcas teve que refazer todo seu planejamento de marketing quando a pandemia da Covid-19 impediu as pessoas de se encontrarem fisicamente.
Em todo caso, você precisa agir rápido, se possível já tenha um plano B e até um C. Tenha muito bem alinhado com a sua equipe que soluções e respostas vocês vão dar ao público se algo sair do controle. Não permita que uma crise de imagem se instale nos seus projetos, pois a credibilidade pode ser muito difícil de recuperar em tempos de internet.
Lembra como era ruim…
…assistir um filme na televisão e a cada 15 minutos ser interrompido por um intervalo? Pois é… ainda que você esteja falando para alguém que não ligue para propagandas, o fato é que elas são uma interrupção que as pessoas não pediram no meio de algo que elas gostam.
É por isso que a produção de conteúdo como estratégia do marketing ganhou tanta força. É uma forma muito eficaz de envolver o público, de fazer as pessoas se engajarem com você por vontade própria. Afinal, se elas escolhem ver você, isso não soa como propaganda, correto?
Por isso, quando for definir seus próximos objetivos, considere oferecer conteúdo relevante para o seu público e ir direto ao coração das pessoas. E se você tem muitas ideias, mas não sabe por onde começar, encontre bons profissionais que assumam isso com você, otimizando tanto a sua estratégia quanto o seu orçamento.
Até a próxima! =)