Ao colocar sua marca para jogo em um mercado competitivo, há sempre dois caminhos: vender para as massas ou atuar no mercado de nicho. Mas, ainda que ser uma marca generalista possa, em muitos casos, ajudar a ter uma perspectiva mais objetiva e facilitada, ela dificilmente vai te ajudar se o seu objetivo for se diferenciar.
E o que assusta muitos empreendedores recém chegados é, sem dúvida, como escolher um nicho. Muitas perguntas devem passar pela cabeça. Por exemplo: “será que existe mesmo público para isso?” “Terei espaço para vender num volume lucrativo?” “Mas e se alguém me procurar para algo e eu já tiver me posicionado de não atender?”.
Fique tranquilo ou tranquila! A seguir, vamos te explicar quais são as vantagens da segmentação e como escolher um nicho de mercado.
Benefícios de escolher um nicho de mercado
Antes de tudo, é bom lembrar que o nicho está, de fato, em todo e qualquer segmento. Na área da saúde, por exemplo, existem diferentes linhas de trabalho de psicólogos, de médicos, de psiquiatras, de nutricionistas, e por aí vai. O público pode até achar que eles são todos iguais, mas, no dia a dia, a demanda é por problemas específicos e você pode estar lá para isso.
Agora, vamos aos benefícios!
Você fará investimentos de marketing mais eficazes
No marketing de nicho, é muito mais fácil entender a relação e o alinhamento do público com o seu serviço ou produto. Você aprende muito mais rápido quais são as necessidades de alguém que te procura e que caminho ela faz até você.
E um público de nicho geralmente está mais propenso a converter interesse em venda.
Esse modelo de negócio também vai ajudar a economizar em orçamento de campanhas, já que existem, assim, menos variedade de personas de consumidores.
O mercado de nicho vem com mais provas sociais
Marcas que atendem um nicho tem com seus clientes uma excelente forma de marketing boca a boca e avaliações positivas. Isto porque esses clientes tendem a circular entre pessoas igualmente interessadas e qualificadas para ser sua nova clientela.
As provas sociais, ou seja, quando um cliente vê que outros parecidos com ele também alcançaram algo, são ferramentas poderosas para qualquer marca.
Competição menor (às vezes zero)
Outra grande vantagem em escolher um nicho de mercado é que o cliente tem à disposição muito menos opções para escolher. E, às vezes, ainda que existam outros que fazem o mesmo que você, eles não estão a um alcance geográfico razoável para a competição.
O nicho aumenta a lealdade do cliente
O marketing de nicho permite, ainda, que pessoas e empresas sejam mais fieis à marca. Envolver-se com um número menor de pessoas significa que vai ser menos cansativo nutrir clientes em potencial e construir relacionamentos de qualidade.
Seu público vai saber que você entende, de fato, a vibração, o estilo e as causas deles. Eles verão você como um verdadeiro parceiro, em vez de um fornecedor que só está interessado no dinheiro.
Como encontrar um nicho de mercado?
De certo modo, você já tem parte dessa resposta dentro de você. Afinal, se você tem uma marca, você já atua em uma área específica. Porém, há sempre diferentes propostas dentro do que você pode fazer. Em serviços, por exemplo, quase sempre há diferentes especialidades.
Porém, talvez você saiba um pouco de várias coisas e, por esse motivo, ainda não sabe como encontrar o seu nicho. Por isso, vamos às dicas!
O primeiro passo é refletir sobre os seus interesses
Você provavelmente entrou na sua área porque gosta dela ou por alguma necessidade. Mas será que existe algo na sua profissão que você sente que te dá mais prazer? Ou será que você pode ir ainda mais longe e unir algo que você faz fora do trabalho com alguma coisa na sua profissão?
Abaixo, listamos algumas perguntas para fazer a si mesmo(a) que vai, sem dúvida, ajudar nesse processo:
- Que habilidades você vem desenvolvendo naturalmente?
- O que você sabe fazer que costuma ajudar a resolver problemas?
- Sobre quais assuntos você gosta de aprender?
- Como você passa o seu tempo livre?
- As pessoas ao seu redor costumam buscar seu aconselhamento sobre algum tópico específico?
Das respostas a essas perguntas pode surgir o seu nicho de mercado.
Liste os problemas dos seus clientes
Quando você já tiver captado algumas ideias de nicho de mercado, tente imaginar quais são os problemas enfrentados pelo seu público-alvo. Como seus maiores interesses atendem a alguma demanda? O que os motivaria a comprar a sua solução?
Vá ainda mais longe: não apenas imagine, pergunte a eles. Faça alguma pesquisa para saber que demandas estão escondidas de você. Se não puder bancar uma pesquisa profissional, utilize a internet e as redes sociais para falar com as pessoas.
Agora que você tem algumas ideias de nicho de mercado, pense nos problemas enfrentados pelo seu mercado-alvo. Sua paixão ou interesse pode atender às necessidades do cliente? Você sabe o motivo deles para comprar?
E, a partir disso, comece a desenvolver as personas.
Rastreie os seus concorrentes
Estabilizar uma empresa e uma marca leva tempo e precisa de muito esforço e, às vezes, muito dinheiro. Por isso, é importante entender qual é o tamanho da concorrência.
Ainda que tudo indique que você é bom no que faz e que exista demanda para isso, é preciso saber com quantas outras marcas você vai concorrer.
Você está pronto para disputar fatias concorridas do mercado? Consegue entender que talvez você leve um pouco mais de tempo para montar uma base sólida de clientes?
Pesquise as tendências
Ficar de olho em tendências pode ser muito importante para entender tanto o momento atual do seu nicho de mercado quanto o futuro dele. E existem diversas ferramentas que podem te ajudar com isso.
Uma delas é o Google Trends. Você pode medir e comparar o interesse dos usuários ao longo do tempo sobre uma coisa específica. O site é gratuito e bem simples de usar. Por lá, você também vê se existe algum interesse maior por estado do país e que termos em volta disso estão subindo recentemente.
No entanto, há outros modos de pesquisar isso. Os meios vão desde investir em plataformas pagas como o Answer the Public (disponível em português) ou o Exploding Topics até fazer pesquisas idependentes. Se, no fim das contas, você não tiver como investir em nada disso, vale ainda um olhar curioso nas redes sociais.
Teste a sua ideia
Mesmo com todas as informações em mãos, só colocando a mão na massa é que você vai saber como esse nicho realmente funciona. Comece com amostras grátis, preços mais baratos ou parcerias para atrair os primeiros interessados. Assim, você vai entender melhor como a sua ideia performa diante das suas condições de preço, processo e capacidade de atendimento.
Se perceber que algumas coisas não estão funcionando, não descarte de vez a ideia. Volte pro seu planejamento e tente pelo menos mais algumas alternativas.
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Este foi um guia básico para você encontrar o seu nicho. Não se esqueça de que, neste caminho, você pode contar com parceiros como a Climb para alcançar seus clientes de forma inteligente e estratégica.
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