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O que é SEO e porque você precisa implementá-lo em seu site

o que é SEO

Se você ouviu falar sobre como um bom SEO interfere nas chances de o seu site ser encontrado na  primeira página do Google e está se perguntando o que é SEO e porque isso é importante para atrair cliques, está no lugar certo!

Neste artigo, iremos abordar os principais conceitos de SEO e esclarecer: o que é, como implementar no seu site e quais resultados podem ser alcançados através dele. Continue a leitura e confira!

O que é SEO

A sigla \”SEO\” é a abreviação para as palavras \”search engine optimization\”, que em português significa otimização de mecanismos de pesquisa. Mas o que é isso afinal?

Em resumo, significa que um conteúdo com um bom SEO é otimizado seguindo alguns parâmetros que são utilizados por mecanismos de pesquisa como o Google, por exemplo, para encontrar o conteúdo que será exibido para quem pesquisa por uma palavra-chave na plataforma. Esses mecanismos de busca utilizam de algoritmos para identificar conteúdos relevantes e posiciona-los nas primeiras páginas de pesquisa.

Por que o SEO é importante para seu site

Os algoritmos de pesquisa são projetados para exibir páginas relevantes e confiáveis e fornecer aos usuários uma experiência de pesquisa eficiente. Otimizar seu site e conteúdo com esses fatores em mente certamente irá ajudar suas páginas a ranquear nos resultados de pesquisa.1

Quando você pesquisa algo no Google, deseja encontrar a informação ou produto rapidamente, ou prefere ficar pesquisando por muito tempo até encontrar o que procura? Provavelmente você vai preferir ganhar tempo, certo? De fato, é assim com a maioria dos usuários.

Tendo isso em mente, fica fácil entender porque é tão importante que seu site esteja dentro dos critérios SEO. Se seu conteúdo não for acessível para o seu público alvo, as pessoas não vão chegar no seu site de forma orgânica. Com isso, você vai precisar investir pesado em publicidade paga se quiser atrair visitantes para o site.

Fatores levados em consideração

Agora você já sabe o que é SEO e porque ele é importante e deve estar curioso para saber o que é levado em consideração por esses algoritmos para definir o que é e o que não é relevante para ser exibido nos resultados de pesquisa, não é mesmo?

Então, sem mais delongas, vamos descobrir:

SEO no site

  • Um site relevante precisa ser otimizado para que o usuário navegue de forma simplificada através de qualquer dispositivo, como computadores, celulares e tablets, por exemplo.
  • A interface precisa ser intuitiva, ou seja, precisa ser fácil para quem acessa encontrar a sua loja, contato, blog ou seja qual for o tipo de conteúdo e/ou serviço entregue através do seu site.
  • O conteúdo deve conter palavras-chaves e tags precisas que ajudem os mecanismos de pesquisa a chegarem até o seu site.
o que é SEO
Foto: Envato/DragonImages

SEO por trás do site

Se engana quem pensa que apenas o conteúdo visível para os usuários interfere no ranqueamento do site.

  • Para sites que ofereçam conteúdos informativos para atrair leitores e potenciais clientes, citar fontes confiáveis que validem tais informações e incluir links que direcionem para essas referências é fundamental. O Google prioriza ranquear conteúdos com fontes de boa reputação.2
  • Construir uma boa reputação para seu site também é importante. Além de fontes confiáveis, a experiência do usuário conta muito nesse quesito. Quanto mais cliques você atrair e mais engajamento gerar, mais atrativo será o seu site para os mecanismos de busca.

Esses fatores são um resumo do básico, mas se você que se aprofundar mais no assunto, continue a leitura e confira mais detalhes nos tópicos a seguir.

Criando um conteúdo relevante

Ter um conteúdo de qualidade deve ser a sua prioridade quando se fala em SEO. É através do conteúdo de seu site que você irá atrair cliques, desenvolver a sua reputação, conquistar engajamento, efetuar vendas e fidelizar potenciais clientes.

Criar conteúdo não significa que você precise necessariamente escrever artigos informativos, apesar de esta ser uma ótima estratégia. Você pode otimizar até mesmo as páginas de produtos, vídeos ou qualquer outra coisa que seja oferecida para o seu público.

Como otimizar seu site

  • Artigos informativos devem cobrir o assunto de forma abrangente ao mesmo tempo que contém informações objetivas, originais e de fontes confiáveis.
  • A linguagem do site em geral deve transmitir uma identidade original e profissional ao mesmo tempo, ainda que seja um site mais para o informal.
  • Conteúdos artísticos devem demonstrar um alto grau de qualidade e habilidade do profissional, além de serem originais e únicos.
  • Produtos e serviços precisam ter informações completas e fieis ao que será entregue para o cliente final.
  • Ofereça um bom atendimento e conecte-se com o seu público, respondendo suas dúvidas, comentários e avaliações com cordialidade.

Conheça o seu público-alvo

Saber quais são os termos pesquisados por pessoas que precisam daquilo que o seu site oferece é importante. Uma boa forma de fazer isso é escolher uma boa palavra-chave. Nós explicamos isso com muitos detalhes do link anterior, então não deixe de conferir.

A palavra-chave escolhida vai ser essencial, então utilize de todas as ferramentas disponíveis para escolher certo. É importante ser bastante específico para que a escolha seja efetiva.

Outro ponto a ser levado em consideração é o tipo de conteúdo que esse público consome. Eles fazem leituras curtas ou longas? Gostam de informações mais técnicas ou simplificadas? Passam mais tempo consumindo conteúdos em formato multimídia ou de texto? Procure saber as respostas para essas perguntas antes de produzir o seu conteúdo.

Foto: Envato/formatoriginal

Entregue informações atuais

Os mecanismos de pesquisa certamente favorecem informações e fontes atuais. Procure sempre estar em dia com os temas e segmentos que for abordar. Fique de olho nas tendências do mercado em que você atua para oferecer conteúdos frescos e inovadores.

Dê respostas aos usuários

Incluir perguntas frequentes ao conteúdo e dar e respostas específicas para essas perguntas é muito positivo para o seu site. Além de suprir a necessidade de acesso à informação de seu leitor, os mecanismos de busca priorizam respostas diretas para as primeiras posições.

Se você responder às perguntas de forma clara o suficiente, sua página pode ser exibida em destaque na posição zero da busca e no resultado de pesquisa por voz no Google Assistente.

Alguns dados apontam que mais da metade das pesquisas do Google terminam sem um clique em link algum. Isso ocorre porque os mecanismos de pesquisa procuram satisfazer os usuários resolvendo suas pesquisas diretamente na página de resultados sempre que possível.

Conheça a sua concorrência

Observar o que atrai e o que afasta os usuários de sites concorrentes é essencial para planejar o seu conteúdo. Replicar estratégias que funcionam para outros sites pode ser um divisor de águas em seu site.

É claro, replicar não é o mesmo que copiar! Como dissemos anteriormente, você deve ser original, ainda que siga um modelo de negócio. Inspire-se naqueles que são referências para alcançar resultados cada vez melhores. E é claro, aprenda com os erros deles também.

Adicione conteúdo multimídia

Os textos são indispensáveis para o SEO, sejam eles pequenas descrições de produtos ou grandes artigos e reportagens de blogs ou sites de notícia.

Apesar disso, é importantíssimo que além do texto, outros formatos complementem a sua página. O uso de imagens, vídeos, áudios ou outros formatos que atraiam seu público diferenciam sua marca da concorrência e favorecem o ranqueamento. Seu site pode aparecer em destaque na aba de imagens ou vídeos, e certamente muita gente escolhe qual site acessar através dessas ferramentas de busca.3

o que é SEO
Foto: Envato/titovailona.

Como saber se o SEO está bom

Você descobriu o que seu público alvo pesquisa, inseriu as palavras chaves de forma natural nos seus textos, mas quer ter certeza de que o conteúdo está dentro dos parâmetros esperados, não é mesmo? Então é hora de implementar ao seu site uma ferramenta que pontue o SEO.

Ferramentas desse tipo analisam seu conteúdo e pontuam o que está ou não está dentro do esperado, dessa forma, você pode fazer os ajustes necessários para melhorar o SEO e começar a subir no ranqueamento do Google de forma orgânica.

Recomendamos procurar o profissional que desenvolveu seu site para implementar a ferramenta. Certamente, essa é a forma mais segura de fazer o procedimento.

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Ficou com alguma dúvida sobre o que é SEO? Então deixe um comentário e nós iremos responder você em breve!

Obrigada pela leitura e até a próxima. 😉


Referências e datas de acesso:

1- Search Engine Land – Acesso em 09/04/2021.

2- Search Engine Land – Acesso em 09/04/2021.

3- Search Engine Land – Acesso em 09/04/2021.


 

Redator SEO

Taline Masi

comentários (3)

  1. Descubra o que é conteúdo evergreen e o que sua marca ganha com isso - Site Oficial Climb Inteligente
    Maio 1, 2023 Responder

    […] O trabalho de SEO, ou seja, de otimização para mecanismos de busca, é essencial para fazer seu conteúdo aparecer. É um processo profissional que demanda algumas habilidades técnicas, mas um trabalho bem feito pode te colocar sempre em evidência. Afinal, você está dizendo para os sofisticados robôs das plataformas de busca porque e como seu conteúdo entrega o que a pessoas buscam. […]

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    Maio 31, 2023 Responder

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  3. Viver de blog? 7 razões para investir neste conteúdo se você é autônomo - Site Oficial Climb Inteligente
    Julho 29, 2023 Responder

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